Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

INSS: posso me aposentar com 25 anos de contribuição?

Com a polêmica reforma da previdência, muitas pessoas têm dúvidas sobre quando poderão se aposentar ou se podem usufruir do benefício agora, pela atual previdência, e se poderão se aposentar depois da reforma.

Neste artigo, você saberá com quantos anos de idade e de contribuição poderá se aposentar atualmente, além de entender como poderá ter o benefício do INSS de outras maneiras.

Posso me aposentar tendo contribuído 25 anos?

A melhor resposta para essa pergunta é: “depende”. A única forma de se aposentar nessas condições é ser uma mulher e ter, no mínimo, 48 anos de idade. Essa é a chamada aposentadoria proporcional.

Para os homens, a aposentadoria proporcional pode ser pedida quando se completa 53 anos de idade, tendo estado ativo no mercado de trabalho por pelo menos 30 anos. Entretanto, existem outros requerimentos para ter esse benefício.

Quais são as demais formas para me aposentar?

Além da aposentadoria proporcional, existem mais 4 formas de utilizar o benefício do INSS:

  • por idade;
  • pelo tempo de serviço;
  • por invalidez;
  • aposentadoria especial;

Aposentadoria por idade

Ela é concedida para homens que tenham mais de 65 anos e mulheres com mais de 60 anos. Para produtores rurais, esse número cai para 60 anos para homens e 55 para mulheres. Quem começou a contribuir com o INSS a partir de 25 de julho de 1991 precisa ter pelo menos 15 anos como contribuinte.

O valor que a pessoa receberá por mês dependerá de quanto tempo ela contribuiu para o INSS. O valor mínimo é de 80% para 15 anos, e a cada novo ano trabalhado, a porcentagem aumenta 1%. Ou seja, para conseguir 100% do benefício, é preciso ter 30 anos de contribuição.

Aposentadoria por tempo de serviço

Uma outra forma de se aposentar é atingir o mínimo do tempo de serviço estipulado. Para homens, a contribuição precisa ser de 35 anos, e para mulheres, de 30. Entretanto, existem profissões que necessitam de menos contribuições, como professores, policiais e médicos.

Aposentadoria por invalidez

Esse tipo de aposentadoria é concedido para aqueles que, por motivos de algum acidente ou doença, comprovadamente não podem mais trabalhar. Após a realização de perícias, o benefício é permitido. Entretanto, são feitas novas análises a cada 2 anos, e caso o profissional do governo atesta que a pessoa pode voltar a trabalhar, a aposentadoria é cortada.

Aposentadoria especial

A aposentadoria especial é concedida para profissionais que foram expostos a algum agente nocivo para a saúde, sejam biológicos, químicos ou físicos. Um outro requisito é ter contribuindo por um período de 15, 20 ou 25 anos, a depender do tipo de agente a qual foi exposto.

Caso um trabalhador tenha atuado em diferentes atividades nocivas, mas não atingiu o tempo de serviço em nenhuma, poderá somar todos os anos que trabalhou em exposição a agentes perigosos.

Portanto, se você estava se perguntando: “eu tenho 25 anos de contribuição, posso me aposentar?”, agora já entende bem a resposta! Certo?

Entretanto, caso a reforma da previdência seja aprovada, as idades mínimas serão mudadas. Por isso, preste muita atenção e procure estudar as novas regras.

Por Menezes Bonato

Fonte: menezesbonato.adv.br

  • Sobre o autorAdvogada e uma apaixonada pela ciência jurídica.
  • Publicações3160
  • Seguidores456
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações11269
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inss-posso-me-aposentar-com-25-anos-de-contribuicao/837307998

Informações relacionadas

Waldemar Ramos Junior, Advogado
Artigoshá 7 anos

Aposentadoria proporcional forma de cálculo e regra de transição

João Leandro Longo, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Aposentadoria Especial NCPC

Paloma Fiama, Advogado
Modeloshá 3 anos

Pedido de retenção de honorários contratuais e expedição de alvará

Aposentadoria especial e direito adquirido – Qual a relação?

Tabela de profissões da aposentadoria especial: confira a atualização!

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Sou oficial de justiça e professor, como oficial de justiça recebo abono de permanência desde dezembro de 2018.
Como professor entrei em 2004 no serviço público da Bahia.
Posso solicitar uma certidão de tempo de serviço fracionada no TJPE, de 20/12/1997 a 31/12/1997, para averbar na Bahia.
Caso positivo provaria o vínculo com o serviço público antes de 2004 e poderia com 69 anos solicitar aposentadoria com integralidade e paridade.
Minha dúvida é que consegui o abono de permanência no dia 19/12/2018 ao completar 58 anos e na soma com tempo de serviço fiquei com 96 pontos, e desde dessa data recebo abono de permanência, entre no TJPE em 04/09/1997, averbei 17 anos de tempo privado, nesses 17 anos averbado teve um tempo paralelo continuar lendo

Tenho 46 anos , tenho 22 anos de contribuição. Qual idade mínima pra me aposentar? continuar lendo

Boa tarde!

Tenho 52 anos e 25 e 8 meses de contribuição, meu salário atual é R$3.256,70 , quando posso me aposentar? qual melhor idade, salário etc? Como acionar advogados? continuar lendo

Tenho 55anos de idade contribuo a vinte e cinco anos para o NSS to diagnosticada com câncer de mamã é possível mim aposentar? continuar lendo