INSS: segurados poderão pedir auxílio-doença pelo Meu INSS sem conta Gov.br, usando apenas o CPF
Medida visa reduzir a fila de requerimentos de benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) com mais de 45 dias de espera
Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão solicitar o benefício por incapacidade temporária – o antigo auxílio-doença – direto no aplicativo ou site do Meu INSS sem a necessidade de ter conta Gov.br, usando apenas o número do CPF.
As mudanças simplificam o uso do sistema que permite o envio de laudos e atestados pela internet para análise de um médico perito à distância, agilizando o processo de concessão do benefício.
A medida foi necessária porque para fazer o requerimento é preciso utilizar a conta Gov.br e para acessar os requerimentos são exigidos níveis de segurança complexos de acordo com o serviço. No entanto, com a portaria, agora serão utilizados os dados básicos do cidadão com as informações validadas da Receita Federal, como o CPF, como forma de autenticação simplificada.
Importante destacar que o acesso simplificado poderá ser suspenso caso o INSS verifique alguma atividade que prejudique o processo e a segurança dos dados.
Como anexar o Atestmed sem login
- Acesse o Meu INSS pelo site ou aplicativo para Android e iOS. Não precisa fazer login
- Na página inicia selecione "Pedir benefício por incapacidade"
- Em seguida abrirá uma tela, preencha com nome, CPF e data de nascimento
- Marque a opção "Não sou um robô" e continue
- Selecione "Benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença), leia as informações e clique em ciente
- Vai aparecer a seguinte informação:"Se você tem documento médico (laudo, relatório ou atestado), pode fazer a perícia sem sair de casa. A análise documental a distância é bem mais rápida, pois não depende de vagas em agências, já que você não precisa ir ao INSS". Selecione" Avançar "
- Confira os dados que vão aparecer na tela e selecione se foi acidente de trabalho ou não. Importante: acidente de trabalho ainda não está habilitado para o uso do Atestmed
- Em seguida virá a seguinte orientação que deve constar no atestado médico ou odontológico: nome do profissional CRM/CRO/RMS, identificação da doença e prazo de afastamento.
- Agora anexe o seus documentos (identidade e documentação médica) clicando no +
- Clique em avançar, leia as informações e clique em avançar/finalizar para enviar o pedido
Caso você esteja com um requerimento parado no INSS há mais de 120 dias e não consiga resolver a questão, consulte um advogado especialista em direito previdenciário para te ajudar.
Para falar conosco, clique aqui.
Fonte: INSS e Jornal Extra
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