Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Maio de 2024

INSS terá que indenizar segurado por cobrança indevida

Publicado por Notícias Jurídicas
há 5 anos

A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4º Região (TRF4), confirmou, por unanimidade, a condenação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ao pagamento de indenização por danos morais a um morador de Almirante Tamandaré (PR) após a cobrança indevida de uma dívida de R$ 62 mil reais. A decisão foi proferida em sessão realizada no dia 21 de março.

O autor entrou com processo na Justiça Federal de Curitiba em 2015 após receber a cobrança da autarquia pelo correio. Na correspondência, o INSS afirmava que havia pago indevidamente benefício assistencial a ele no ano de 2011. Segundo a autarquia, no período referido ele estaria empregado.

O autor, entretanto afirmou nos autos que não havia recebido tais valores e pedia a suspensão da cobrança e a indenização por danos morais. Segundo ele, as assinaturas que constavam na documentação de concessão do benefício eram falsas e a conta bancária declarada para depósito era desconhecida.

A 1ª Vara Federal de Curitiba julgou a ação procedente e determinou ao INSS que indenizasse o autor em R$ 10 mil reais. O INSS recorreu ao tribunal pedindo a reforma da sentença em relação aos danos morais, requerendo o afastamento do pagamento ou diminuição do valor.

O relator do caso, desembargador federal Luís de Alberto d'Azevedo Aurvalle, confirmou a indenização. Segundo ele, houve um erro grosseiro por parte do Instituto, que teria causado dano psíquico ao autor.

Para Aurvalle, fica evidente o dever de indenizar. “Entendo que o abalo moral está presente no caso, tendo em vista que o autor não só se viu cobrado por dívida na qual não teve a menor participação (sendo, portanto, tão vítima quanto o Réu), como também precisou contratar advogado para, apenas por meio da via judicial e após toda a tramitação processual, fulminar a restituição pretendida.”

O valor da indenização será atualizado com juros e correção monetária a partir da data da publicação da sentença.

Fonte: TRF4 - Tribunal Regional Federal da 4ª Região

Veja também:

>>> Kit do Advogado: teoria e prática de nichos que foram selecionados levando em consideração a demanda, a lucratividade e a agilidade para a produção jurídica.

>>> Como recorrer das multas de trânsito: produza defesas e recursos de multas de trânsito com reais chances de êxito.

>>> Revisão de Juros Bancários: teoria e prática.

>>> Remover Multas de Trânsito: mais de 1.800 Modelos de Recursos de Multas Atualizados, basta escolher o mais adequado a sua infração.

>>> Correção do FGTS: modelos completos e atualizados de petições iniciais, recursos e decisões judiciais.

  • Sobre o autorEncontre todas as notícias do mundo jurídico!
  • Publicações190
  • Seguidores139
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações353
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inss-tera-que-indenizar-segurado-por-cobranca-indevida/698547959

Informações relacionadas

Abrahão Nascimento , Operador de Direito
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Inicial - Cobrança indevida

JurisWay
Notíciashá 13 anos

Empresa será indenizada por cobrança indevida

Doutor Multas, Bacharel em Direito
Artigoshá 3 anos

Juros abusivos em financiamento: como proceder com ação revisional de juros?

Petição Inicial - Ação Cobrança Indevida Telefonia Fixa

Petição Inicial - TJMG - Ação por Cobrança Indevida c/c Indenização por Dano Moral - [Cível] Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Vero

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)