Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Justiça do Trabalho determina reversão de dispensa por justa causa e condena empresa ao pagamento das verbas rescisórias

A sentença foi proferida pela 69ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro/RJ

Publicado por Yago Dias de Oliveira
há 8 meses

Em 07 de junho de 2022, o escritório ingressou com Reclamatória Trabalhista em face da Reclamada (ASSB COMERCIO VAREJISTA DE DOCES LTDA) - empresa que atua no ramo do comércio de chocolates, como franqueada da Cacau Show - com o objetivo de obter a reversão da demissão com justa causa que foi imposta indevidamente ao trabalhador pela empregadora, bem como, pleiteando a consequente condenação da empresa Ré ao pagamento das verbas rescisórias e, cumulativamente, das multas previstas nos artigos 467 7 e 477 7 da CLT T, além de horas intervalares e indenização por danos morais.

O Reclamante narrou que, em 22 de janeiro de 2021, foi contratado pela Reclamada, mediante contrato de trabalho registrado diretamente em sua CTPS Digital, com o fim de laborar na função de vendedor de comércio varejista, sob uma remuneração inicial de R$ 1.149,04 (mil, cento e quarenta e nove reais e quatro centavos) e com uma jornada de trabalho previamente estabelecida, de segunda a sábado, das 08h40 às 17h, com folgas aos domingos.

E, ao final da relação trabalhista, na data de 28 de março de 2022, em um ato de manifesto abuso patronal, o Reclamante foi totalmente surpreendido com uma acusação infundada de furto em face de sua pessoa e que, consequentemente, culminou com uma Comunicação de Dispensa por Justa Causa, fundamentada no artigo 482, alíneas 'a' e 'b' da CLT. Destarte, em ato contínuo, discordando da decisão tomada pela Reclamada e munido de um sentimento de injustiça, o Reclamante se negou a assinar o termo de rescisão e relata ter recebido tão somente o pagamento correspondente ao saldo de salário que lhe era devido pelos dias trabalhados no mês de março de 2022.

O que beira o absurdo e configura um notório desrespeito aos direitos dos trabalhadores. Dessa forma, o Reclamante buscou pela guarida da nobre Justiça do Trabalho, para ver efetivados os princípios constitucionais voltados à proteção do trabalhador e para ter, através da intervenção judicial, seus direitos trabalhistas respeitados e cumpridos, postulando pela nulidade da dispensa e condenação da empresa Reclamada ao pagamento de todos os direitos trabalhistas e indenizatórios que lhe são devidos.

Ademais, após ser devidamente intimada, a empresa Ré apresentou defesa nos autos, aduzindo pela legalidade da demissão por justa causa aplicada ao empregado, sob a alegação de que, após vender determinados produtos a um cliente, o Reclamante teria cancelado os mesmos no sistema, substituindo-os pela venda de produtos de menor valor, descartando o cupom fiscal.

Nesse contexto, ao analisar o caso, o Juiz Flavio Alves Pereira, da 69ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro/RJ, concluiu pela procedência em parte dos pedidos iniciais apresentados pelo Reclamante, afastando a justa causa aplicada trabalhador e revertendo-a em dispensa imotivada, fundamentando o seu entendimento nos seguintes termos:

Inicialmente, deve-se destacar que a aplicação da justa causa configura a penalidade máxima aplicada ao empregado, visto que ocorre a quebra da fidúcia inerente ao contrato de trabalho, impedindo a continuidade do mesmo.
Nessa linha, a justa causa deve observar os seguintes requisitos/elementos: imediatidade, proporcionalidade entre a falta e a punição, non bis in idem, não discriminação, gravidade da falta, não ocorrência de perdão tácito ou expresso e, cabendo ao Poder Judiciário tão somente relação de causa e efeito a aferição de tais requisitos.
Compulsando os autos verifico que o Autor foi dispensado por justa causa em virtude de ato enquadrado como ato de improbidade, nos termos do artigo 482, a e b, CLT, conforme comunicado de justa causa acostado à fl. 36 dos autos, o qual se encontra devidamente assinado pelo obreiro.
Note-se que o Autor foi dispensado por justa causa em virtude da adoção de procedimento vedado, o qual teria causado prejuízo monetário. Nessa esteira, a Reclamada, às fl. 154 dos autos, acosta vídeo que evidenciaria a adoção do procedimento ilegal adotado pelo obreiro que teria acarretado prejuízo à empresa ao cancelar venda efetuada e substituí-la por outra de menor valor (R$ 3,50). Entretanto, o referido vídeo não permite concluir no sentido pretendido pela peça defensiva posto que retrata o obreiro efetuando a venda dos produtos ao cliente e fornecendo o devido troco ao mesmo, bem como depositando os valores provenientes da venda realizada no caixa. (...)
Nesse ponto, é certo que cabia à Reclamada a cabal comprovação por meio de relatórios de vendas e balanço relativo ao mês de março/2022 acerca do alegado prejuízo financeiro sofrido, não tendo se desincumbido minimamente do ônus que lhe cabia.
Além disso, o preposto confessou ainda que a operação foi realizada no dia 01 de março de 2022 e a apuração na data de 23/03/2022, havendo a aplicação da justa causa em 01/04/2022, ou seja, um mês após o alegado fato caracterizador do mau procedimento ou ato de improbidade, restando evidenciada assim a ausência de imediaticidade entre a suposta falta e pena aplicada.
Por fim, é certo que também não restou observado o caráter pedagógico da pena, o qual embora não seja absoluto, restou inobservado no presente caso, posto que o obreiro em mais de um ano de labor não sofreu nenhuma punição.
Outrossim, cumpre frisar que a penalidade da justa causa é a mais grave imposta ao trabalhador e como tal deve ser cercada de cautela observando os requisitos necessários para tal, o que por óbvio não ocorreu no presente caso ante a inobservância da proporcionalidade, imediaticidade e inequívoca comprovação do prejuízo econômico causado à ex-empregadora.


E, nesta perspectiva, concluiu o magistrado, in verbis:

Diante de todo o exposto, afasto a justa causa aplicada ao Reclamante na data de 01/04/2022 e reputo o término do contrato de trabalho na referida data como proveniente de dispensa imotivada praticada pelo empregador.
Condeno, pois, a Reclamada a pagar ao Autor as seguintes parcelas, observado, no que couber, a maior remuneração habitualmente percebida: -> 04/12 de 13º salário referente ao ano de 2022; -> 12/12 de férias com 1/3, relativas ao período aquisitivo 2021/2022; -> 03/12 de férias com 1/3, relativas ao período aquisitivo 2022/2023; -> multa de 40% sobre os depósitos de FGTS existentes na conta vinculada obreira, devendo o Reclamante acostar aos autos extrato analítico atualizado da conta vinculada de FGTS para fins de liquidação da parcela; -> multa do art. 477, § 8º, CLT, no importe de um salário contratual (Súmula nº 30, TRT/1ªRegião).


Por fim, como dito, a sentença julgou procedentes em parte os pedidos do Reclamante para, nos termos da fundamentação, promover a reversão da dispensa por justa causa para uma demissão sem justa causa, com a condenação da Reclamada ao pagamento das respectivas verbas rescisórias e da multa prevista no artigo 477, § 8º, da CLT, além de honorários advocatícios sucumbenciais no percentual de 10% (dez por cento). A empresa Ré não apresentou recurso, o processo transitou em julgado e se encontra em fase de execução de sentença.


(Processo nº 0100478-82.2022.5.01.0069)


Fonte: https://www.facebook.com/photo/?fbid=695298425947191&set=a.354758486667855


#advocaciaespecializada #advogado #advogada #advocacia #direito #justiça #seusdireitos #direitoconstitucional #direitotrabalhista #direitoprocessualdotrabalho #direitosdostrabalhadores #direitodotrabalhador #clt #reclamatoriatrabalhista #açãotrabalhista #condenação #vitóriadotrabalhador #reversãodajustacausa #nulidadedadispensaporjustacausa #dispensasemjustacausa #reversão #nulidade #demissãoimotivada #verbasrescisórias #multa #indenização #honoráriosadvocatícios #sucumbência #honoráriossucumbenciais #justiçagratuita #trânsitoemjulgado #execuçãotrabalhista #créditotrabalhista

  • Sobre o autorA advocacia não é profissão de covardes!
  • Publicações131
  • Seguidores71
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações67
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-do-trabalho-determina-reversao-de-dispensa-por-justa-causa-e-condena-empresa-ao-pagamento-das-verbas-rescisorias/1952048282

Informações relacionadas

Michael Neves, Advogado
Artigoshá 9 meses

Teve que pedir demissão por causa de assédio moral ou sexual? Saiba como recuperar seus direitos por meio da Rescisão Indireta do Contrato de Trabalho

Isabella Alves, Advogado
Notíciasano passado

Empresa que pagava parte do SALÁRIO “POR FORA” terá que pagar verba salarial não contabilizada!

Kairon Furniel, Advogado
Artigoshá 4 anos

Foi demitido por justa causa indevidamente?

Kelyana Menezes Ferreira, Advogado
Modelosano passado

Reclamação Trabalhista- empregado analfabeto

Petição Inicial - TRT04 - Ação Reclamatória Trabalhista - Reversão da Justa Causa - Atsum - contra Marcelo Ferreira Rocha

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)