Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Lei que reconheceu efeitos civis do casamento religioso completa 80 anos

Publicado por Antonio Marcos Nohmi
há 7 anos

Em 16 de janeiro de 1937, foi publicada a Lei 379/37, que reconheceu os efeitos legais e civis do casamento religioso, celebrado fora do cartório por um ministro de qualquer religião.

Nas últimas décadas, várias leis, diferentes Constituições e decisões judiciais alteraram e buscaram modernizar a legislação sobre o assunto.

Um dos marcos históricos foi a luta pela instituição do divórcio no país, que virou lei há 40 anos, em 1977, após 26 anos de discussão no Congresso. Entre os avanços aprovados pelos parlamentares também está a lei que facilita o casamento de pessoas com deficiência intelectual (Lei 13.146/2015).

Em 2011, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) é autora de um projeto já aprovado na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) que busca transformar a decisão do Supremo em lei (PLS 612/2011)."

Fonte: Agência Senado

  • Sobre o autorDireito de Familia e Sucessões - Direito Internacional
  • Publicações1
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações277
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-que-reconheceu-efeitos-civis-do-casamento-religioso-completa-80-anos/420476047

Informações relacionadas

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Capítulo I. Disposições Gerais

Hiago Rodrigo, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

O reconhecimento da união estável e suas alterações no tempo

NATÁLIA GOULART, Advogado
Notíciashá 2 anos

O que é União Estável?

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinamês passado

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais Comentada

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)