Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/RR recomenda ao DNPM que declare nulos todos os Títulos Minerários concedidos em terras Indígenas no território Nacional

    há 13 anos

    O Ministério Público Federal em Roraima (MPF/RR) recomendou ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) que declare nulo todos os Títulos Minerários concedidos em terras indígenas no Território Nacional e indefira todos os pedidos de pesquisa mineral ou requerimento de lavra nas referidas áreas que ainda estejam em trâmite no departamento .

    A recomendação, encaminhada pelo procurador da República com atuação na área indígena e ambiental, Rodrigo Timóteo da Costa e Silva, foi motivada pela falta de legislação que regulamente o disposto nos art. 176, parágrafo 1º, e 231, parágrafo 6º, da Constituição Federal de 1988.

    Na Constituição, artigo 20, os recursos minerais são bens da União e somente será permitida a exploração dos mesmos em terras indígenas, quando atender ao interesse público da União, conforme os critérios definidos em lei.

    Segundo Rodrigo Timóteo, "não há nenhuma legislação que discipline a forma especial de exploração de atividade mineral dentro de terras indígenas. O MPF entende ser cabível a nulidade de todos os títulos minerários em e ainda pugna pelo indeferimento de todos os pedidos de Pesquisa Mineral ou Requerimento de Lavra nessas terras que ainda estejam trâmite no DNPM.

    A recomendação foi motivada, ainda, com base em dados levantados pelo MPF/RR, de que o Plano de Mineração 2030 elaborado pelo Ministério de Minas e Energia prevê a exploração de mineração em terras indígenas. A proposta de Novo Março Legal da Mineração a ser enviada pelo Poder Executivo, elaborada pelo Ministério de Minas e Energia, tem a intenção de dar validade aos títulos já existentes.

    O MPF/RR concedeu prazo de 10 dias, a contar da data do recebimento, para que o diretor geral do DNPM se manifeste acerca do cumprimento da recomendação, encaminhada no último dia 4.

    Assessoria de Comunicação Social

    Procuradoria da República em Roraima

    Ministério Público Federal

    Contato: (95)

    ascom@prrr.mpf.gov.br

    • Publicações594
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-rr-recomenda-ao-dnpm-que-declare-nulos-todos-os-titulos-minerarios-concedidos-em-terras-indigenas-no-territorio-nacional/2651748

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)