Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Município de Eldorado do Sul deve criar 60 vagas de ensino infantil, sob pena de bloqueio ...

    Publicado por JurisWay
    há 15 anos

    O Desembargador Claudir Fidélis Faccenda, do TJRS, confirmou o bloqueio de valores do Município de Eldorado do Sul, caso não amplie o ensino infantil gratuito. Em casos excepcionais, admitiu, "o sequestro de quantias nos cofres públicos é meio de efetivo cumprimento das decisões judiciais". Devem ser criadas 60 vagas nas Escolas Municipais de Educação local.

    O Município interpôs Agravo de Instrumento ao TJ contra decisão de 1º Grau, que determinou a criação das vagas, em 30 dias, na Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público. Sustentou não ser possível ampliar vagas de ensino infantil sem a devida previsão orçamentária. Alegou que o sequestro das contas públicas imobilizará a aplicação de recursos em outras demandas sociais.

    Direito à educação

    Em decisão monocrática, o magistrado lembrou que é dever do poder público assegurar o atendimento gratuito em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade. A garantia tem previsão no inciso IV do art. 54 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além do inciso IV do art. 208 da Constituição Federal. "Porquanto se trata de direito fundamental social inerente a qualquer criança."

    Referindo precedentes jurisprudenciais, o Desembargador Claudir Fidélis Faccenda salientou que "o direito à educação, a exemplo do que ocorre com o direito à saúde e à vida, deve prevalecer sobre qualquer outro interesse do Estado." Principalmente, continuou, "quando se trata da proteção de uma criança ou adolescente." A educação está intimamente ligada à dignidade da pessoa humana, fundamento da República Federativa do Brasil, afirmou.

    Verba à educação

    Assinalou que o artigo 22 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) dispõe que a educação básica "tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores".

    Ressaltou que o bloqueio de valores é meio de penalização no caso do Município deixar de ampliar o ensino infantil em Eldorado do Sul. "Sabe-se que a medida tomada é menos onerosa para o agravante do que as multas aplicadas pelo descumprimento de ordem judicial."

    Proc. 70032633190

    EXPEDIENTE

    Texto: Lizete Flores

    Assessora-Coordenadora de Imprensa: Adriana Arend

    • Publicações73364
    • Seguidores794
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/municipio-de-eldorado-do-sul-deve-criar-60-vagas-de-ensino-infantil-sob-pena-de-bloqueio/1976617

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)