Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Negado HC a estudante de medicina acusado de tráfico de drogas

    Os desembargadores da 2ª Câmara Criminal denegaram, por unanimidade, habeas corpus impetrado por R.M., acusado de tráfico de drogas, preso em flagrante em Camapuã, quando conduzia um caminhão com 213 quilos de maconha.

    A defesa alega que a prisão em flagrante foi convertida em preventiva e o pedido de revogação foi indeferido. Sustenta que o réu sofre constrangimento ilegal, pois é primário, exerce ocupação lícita, como estudante de medicina, tem família e residência fixa em outra localidade (Humaitá-AM) e que a medida é desproporcional, ante eventual condenação e reconhecimento da causa de diminuição prevista no parágrafo 4º do artigo 33 da Lei de Drogas. De acordo com a defesa, faltam elementos concretos indicando a necessidade da prisão preventiva, sendo suficiente a imposição de medidas cautelares distintas.

    Para o relator do processo, Des. Ruy Celso Barbosa Florence, “justifica-se a segregação provisória do paciente sob o fundamento da garantia da ordem pública, evidenciado pela natureza e elevada quantidade da droga apreendida. As condições pessoais do paciente não bastam para a concessão do benefício da liberdade provisória, quando estão presentes os requisitos autorizadores da segregação cautelar”.

    O paciente foi preso pela prática, em tese, da conduta tipificada como crime de tráfico de entorpecentes, equiparado a crime hediondo, de acordo com o artigo da Lei n. 8.078/90, com reprimenda mínima de cinco anos de reclusão, admitindo a prisão preventiva, nos termos do artigo 313, I, do Código de Processo Penal.

    A tese de desproporcionalidade da prisão preventiva, ao argumento de que eventual condenação por tráfico de entorpecentes se daria com o reconhecimento da forma privilegiada (parágrafo 4º do artigo 33 da Lei 11.343/2006), não pode ser acolhida, pois os pressupostos do acatamento desta atenuante não estão cabalmente comprovados por meio de prova pré-constituída.

    Processo nº 1415176-39.2014.8.12.0000

    • Publicações14505
    • Seguidores739
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações395
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/negado-hc-a-estudante-de-medicina-acusado-de-trafico-de-drogas/160220334

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    O texto faz referência ao Código de Defesa do Consumidor! PRecisa de edição. continuar lendo