Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Novo dono de estabelecimento não responde por dívida não contabilizada

Em caso de transferência de um estabelecimento, o novo proprietário só responde pelas dívidas pendentes se podia ter conhecimento da existência delas.

mês passado

A 20ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo negou a inclusão da empresa adquirente de estabelecimento como ré em uma ação de execução de dívida fundamentando que, em caso de transferência de um estabelecimento, o novo proprietário só responde pelas dívidas pendentes se se os débitos estavam contabilizados em livro pelas técnicas de escrituração e à sua disposição para consulta antes da efetivação do negócio.

Trata-se de uma execução de cheque no valor de R$ 500.000,00, onde o exequente requereu a inclusão da empresa adquirente do estabelecimento da executada como ré no processo.

O desembargador Álvaro Torres Júnior, relator do caso, não viu provas de que a nova proprietária do estabelecimento “havia tido ciência dos débitos contabilizados e havia assumido de fato tal responsabilidade”, como exige o Código Civil.

Segundo ele, “tal responsabilidade não pode ser automática, pois permitiria ao alienante do estabelecimento ocultar o seu passivo e prejudicar o adquirente de boa-fé”.

Clique aqui para ler o acórdão

Processo 2300935-64.2022.8.26.0000

Quer saber mais sobre o universo do Direito? Me acompanhe no Instagram.

Caso tenha alguma dúvida ou deseje realizar uma consulta sobre esse e outros temas jurídicos para sua empresa, entre em contato!

  • Publicações29
  • Seguidores7
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações88
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/novo-dono-de-estabelecimento-nao-responde-por-divida-nao-contabilizada/2266669447

Informações relacionadas

Eder Salles, Advogado
Notíciasmês passado

Faxineira que atuava sem equipamento de proteção ganha adicional de insalubridade

CRISTIANA MARQUES ADVOCACIA, Advogado
Notíciasmês passado

TJDFT garante participação de candidata autista em concurso público

Campagnoli Advocacia, Advogado
Notíciasmês passado

Município indenizará mulher submetida a laqueadura sem consentimento.

Emylli Cordeiro Januario, Advogado
Notíciashá 3 meses

TJSP declara a impenhorabilidade de veículo usado para a venda de ovos e vassouras

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)