Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
14 de Junho de 2024

O pagamento parcial da obrigação de prestar alimentos obsta a prisão do devedor?

Publicado por Radames Advocacia
há 4 anos

O Código de Processo Civil elenca os requisitos para que se possa executar uma dívida decorrente da obrigação de prestar alimentos, que geralmente é atribuída ao pai.

Em regra o processo de execução visa o adimplemento dos valores decorrentes do título executivo que fixou os valores a serem pagos.

Entretanto ocorrendo o atraso das prestações pode-se buscar a prisão do devedor, conforme autoriza o inciso LXVII do artigo da Constituição Federal de 1988.

Assim é correto afirmar que o atraso nos pagamentos pode ensejar o pedido de prisão do devedor, entretanto o questionamento que se faz é? E se o devedor da obrigação alimentar paga de forma parcial os valores fixados pelo juiz?

Nesse caso pode-se falar em prisão do devedor? Sim, conforme a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça o devedor que paga de forma parcial os valores da pensão alimentícia pode ter sua prisão decretada, o referido entendimento encontra-se na tese número 9 da Corte, confira-se:

"O pagamento parcial da obrigação alimentar não impede a prisão civil do devedor".

Nesse sentido vale mencionar o posicionamento da Corte:

[...] Jurisprudência firme do Superior Tribunal de Justiça no sentido de que o descumprimento de acordo firmado entre alimentante e o decreto de prisão, bem como que o pagamento parcial não produz o alimentado, nos autos de ação de execução de alimentos, pode ensejar efeito de liberar o devedor do restante do débito ou, tampouco, afastar o decreto prisional.

Por fim vale mencionar que o julgado acima reflete um entendimento majoritário acerca da matéria.


Fonte:

Superior Tribunal de Justiça. HC. 35.0101/MS.

  • Sobre o autorEscritório de Advocacia Direito de Família
  • Publicações45
  • Seguidores16
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações193
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-pagamento-parcial-da-obrigacao-de-prestar-alimentos-obsta-a-prisao-do-devedor/919811997

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Jurisprudênciahá 12 anos

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - Apelação Cível: AC XXXXX RS

Tribunal de Justiça do Ceará
Peçaano passado

Petição Inicial - TJCE - Ação de Alimentos, Guarda e Regulamentação de Visitas c/c Alimentos Provisórios - Carta Precatória Cível

Superior Tribunal de Justiça
Súmulahá 18 anos

Súmula n. 309 do STJ

Pagamento parcial de pensão não afasta prisão

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)