Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Obrigatoriedade dos planos de saúde na realização de cirurgias reparadoras pós redução de estômago

há 8 anos

INFORMATIVO Nº: 002

OBJETIVO: o presente informativo tem por objetivo dar publicidade à decisão da 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que obriga diversos planos de saúde a realizarem cirurgias reparadoras estéticas, após o procedimento de redução de estômago, tecnicamente chamada de gastroplastia.

Muito comum, após a realização de cirurgias de redução de estômago, pacientes solicitarem a cobertura de procedimentos estético-reparatórios, em razão da drástica perda de peso ocasionada. No entanto, grande parte destes pedidos é negado pelas operadoras, que alegam que tais procedimentos são meramente estéticos.

Por esta razão, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro, através de seu Núcleo de Defesa do Consumidor, ingressou com uma ação civil pública em face de diversos planos de saúde, pedindo que fossem obrigados a realizar as cirurgias reparadoras naqueles pacientes que tivessem indicação médica para tanto.

Agora, em recente decisão, a 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro reconheceu como necessárias as cirurgias reparadoras pós procedimento operatório de gastroplastia, sob o fundamento constitucional do direito à saúde, entendendo serem continuidade ao tratamento de obesidade mórdida, já iniciado.

Em uma passagem de sua decisão, o desembargador Cesar Cury assim reconheceu:

“Dessa forma, é flagrante a ilegalidade da negativa da realização da cirurgia reparadora indicada pelos médicos, mormente quando o segurado cumpre religiosamente com seus encargos e prazos de carência, devendo as operadoras de plano de saúde autorizar a realização das cirurgias reparadoras decorrentes do tratamento da obesidade mórbida.”

Com efeito, a decisão leva efetividade ao direito social à saúde, previsto no art. de nossa Constituição Federal, de maneira que se torna possível pleitear a autorização de todas as cirurgias que se entenderem necessárias ao complemento do tratamento.

Ficou em dúvida? Tem alguma sugestão? Entre em contato através do e-mail pedro@brisollacaetano.adv.br

  • Publicações24
  • Seguidores45
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações435
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/obrigatoriedade-dos-planos-de-saude-na-realizacao-de-cirurgias-reparadoras-pos-reducao-de-estomago/291465242

Informações relacionadas

Rodrigo Lessa Tarouco, Advogado
Notíciashá 6 anos

Produtos em promoção têm garantia?Mesmo que a loja não ofereça?

Âmbito Jurídico
Notíciashá 8 anos

Consumidora não tem direito a troca de produto que apresentou defeito após prazo de garantia

Karoline Barbeiro, Advogado
Artigoshá 2 anos

Negativação indevida do nome do consumidor

Andrezza Pessoa, Advogado
Artigosano passado

É ABUSIVA a Negativa do Plano de Saúde ao atendimento em caso de Urgência e Emergência.

Dr Rogger Carvalho Reis, Advogado
Notíciashá 2 anos

Fornecedor pode ser responsabilizado por defeito oculto apresentado em produto fora do prazo de garantia

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)