Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024

Operadora será indenizada por assédio moral durante gestação de risco

há 6 meses

Assdio moral como combater - DDS Online

22 NOV 2023

Ficou demonstrado que ela foi submetida a condições precárias de trabalho e alvo de grosserias.

21/11/23 – A Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou o exame do recurso da Plastic Omnium do Brasil Ltda., de Betim (MG), contra condenação ao pagamento de indenização de R$ 20 mil a uma operadora de produção. Grávida e em gestação de risco, ela disse que foi submetida a condições precárias de trabalho e alvo de grosserias por supervisores e colegas.

CAIXAS

Na reclamação trabalhista, a operadora disse que seu trabalho consistia em receber as peças, colocá-las na bancada e conferir as identificações, o que, segundo ela, exigia se abaixar diversas vezes e pegar peso. Sem cadeiras, ela afirmou que se sentava em caixas, mesmo com contraindicações médicas em razão da gestação de risco, e chegou a ter sangramento no local de trabalho, mas nenhuma providência foi tomada.

CALCINHA

Além das condições precárias, ela sustentou ter sido assediada por um dos supervisores da Plastic, não só com pressão psicológica, xingamentos e humilhações, mas também com comentários desrespeitosos. O relato foi confirmado por uma testemunha, que disse que o supervisor fazia comentários sobre a cor da calcinha que ela usava.

GESTÃO

A empresa, em sua defesa, alegou desconhecer o episódio do sangramento e disse que sempre garantiu um ambiente de trabalho adequado e saudável, inclusive quando a empregada estava grávida. Segundo a Plastic, não havia nenhum relato de que a trabalhadora tenha recorrido à area de Recursos Humanos ou denunciado o assédio de outra maneira.

CREDIBILIDADE

O juízo de primeiro grau e o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG) concluíram, com base em prova testemunhal e pericial, que a empregada fora vítima de assédio moral. O TRT também observou que as testemunhas trazidas pela empresa tinham sido supervisores da operadora, e uma delas foi apontada como um dos assediadores, o que retirava a credibilidade dos depoimentos.

FATOS E PROVAS

No TST, o relator do recurso de revista da empresa, ministro Breno Medeiros, explicou que, para chegar a conclusão diversa da do TRT, seria necessário reexaminar fatos e provas, mas essa medida é vedada pela Súmula 126 do TST. Esse obstáculo processual, segundo o relator, resulta na falta de transcendência do recurso.

A decisão foi unânime.

Processo: Ag-AIRR-10790-55.2020.5.03.0027

Fonte: Tribunal Superior do Trabalho, por Ricardo Reis, 21.11.2023

imagem: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.ddsonline.com.br%2Fsaude%2Fassedio-moral%2...

  • Sobre o autorTatiane Franzzini de Góes, advogada e procuradora municipal ITU
  • Publicações239
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações24
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/operadora-sera-indenizada-por-assedio-moral-durante-gestacao-de-risco/2063461366

Informações relacionadas

Thalita Ribeiro, Advogado
Notíciashá 6 meses

ATENÇÃO! Foi divulgada a lista de doenças que podem aposentar por invalidez em 2024!

Campagnoli Advocacia, Advogado
Notíciashá 6 meses

Vendedor não pode ter comissão reduzida por vendas canceladas ou inadimplência de compradores.

Grupo Bettencourt, Contador
Notíciashá 6 meses

Pagamento contínuo de incentivo variável configura natureza salarial da verba

Acelon Dias, Advogado
Notíciashá 6 meses

Trabalhador com depressão que pediu dispensa deverá ser reintegrado

Antonia Ximenes, Advogado
Notíciashá 6 meses

Contrato de trabalho temporário ou contrato de trabalho intermitente?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)