Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
11 de Maio de 2024

Pago pensão, mas desconfio que o dinheiro não é todo usado para a criança: o que fazer?

Publicado por Sabrinna Saldanha
ano passado

Resumo da notícia

Já vimos alguns casos de pessoas que pagam pensão alimentícia para o filho, porém suspeitam que o valor não é todo usado para a criança. Diante dessa situação, você sabe qual é o seu direito? Vem comigo que vou te explicar.

Apesar de existir várias formas de pagamento da pensão alimentícia, aqui apresentaremos dois exemplos: a) há casos em que fica estabelecido que o pagamento da pensão será feito diretamente ao fornecedor, por exemplo à escola; b) e há outros casos, o mais comum, em que a pensão alimentícia é fixada com base em uma porcentagem e o valor é depositado na conta daquele que ficará com a criança.

Nesse segundo caso, costuma acontecer do pagador não ter conhecimento de como o dinheiro é gasto com o filho e suspeitar de que aquele responsável por receber e administrar a pensão esteja desviando a verba destinada à criança.

MAS O QUE FAZER DIANTE DESSA SITUAÇÃO?

Com o advento da Lei n. 13.058/2014, restou positivado o direito-dever fiscalizatório do genitor (pai ou mãe) que não ficar na companhia dos filhos, bem como a viabilidade de ingressar com ação de prestação de contas com o intuito de supervisionar a aplicação dos valores da pensão alimentícia em prol das necessidades dos filhos.

Com efeito, havendo suspeita de abusos e desvios da finalidade da pensão, haverá a possibilidade de se exigir contas de quem recebe o valor e administra a sua aplicação.

Portanto, se você se encontra nessa situação e ficou com alguma dúvida sobre o tema, procure uma advogada especialista para fazer todos os esclarecimentos e orientá-lo (a) no seu caso.

Agora, vou me despedindo por aqui...

Espero que minha ajuda tenha sido útil.

E se você conhece alguém passando por algo semelhante, por favor, compartilhe esta informação.

Abraço e até o próximo artigo! 😃

  • Sobre o autorAdvogada sócia proprietária
  • Publicações15
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações134
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pago-pensao-mas-desconfio-que-o-dinheiro-nao-e-todo-usado-para-a-crianca-o-que-fazer/1731055923

Informações relacionadas

Sabrinna Saldanha, Advogado
Notíciasano passado

Meu filho completou 18 anos...

Sabrinna Saldanha, Advogado
Notíciashá 2 anos

Rescisão Indireta do Contrato de Trabalho

Sabrinna Saldanha, Advogado
Notíciashá 2 anos

MOTIVOS para você não deixar de assinar a carteira do seu funcionário

Correio Forense
Notíciashá 9 anos

TJMS nega redução de pensão alimentícia

Priscilla Piton Imenes, Advogado
Notíciashá 9 anos

Se pais trabalham, não é preciso fixar pensão em guarda compartilhada

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)