Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Pai ganha licença-paternidade e salário-maternidade após falecimento da esposa

há 10 anos

Juiz ponderou que há previsão expressa da concessão do benefício e que a CF assegura proteção integral à criança.

Pai ganha licena-paternidade e salrio-maternidade aps falecimento da esposa

O Juizado Especial da Fazenda Pública de Pelotas/RSconcedeu a um pai o afastamento de suas atividades pelo período de 120 dias e o benefício do salário-maternidade. Isso porque, conforme narra o autor, sua esposa faleceu logo após o parto da quarta filha.

O homem sustentou a impossibilidade de exercer atividade laborativa tendo em razão de possuir alguém para cuidar da filha recém-nascida e de seus outros três filhos menores de idade.

Ao deferir a tutela antecipada, o juiz de Direito Bento Fernandes de Barros Júnior ponderou que há previsão expressa da concessão do benefício ao cônjuge sobrevivente e, ainda, a CF assegura proteção integral à criança e ao adolescente.

Resta evidente, no caso em tela, que mais do que reconhecer o direito do autor, o bem maior a ser tutelado é o direito do infante ao convívio e de ter atendidas suas necessidades básicas.”

Processo: 31400023583

Veja a íntegra da decisão.


Fonte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI210081,101048-Pai+ganha+licencapaternidade+e+salariomaternid...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores977
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1800
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pai-ganha-licenca-paternidade-e-salario-maternidade-apos-falecimento-da-esposa/148294761

Informações relacionadas

Taysa Justimiano, Advogado
Artigoshá 6 anos

Salário maternidade - transferência para o cônjuge segurado

Espaço Vital
Notíciashá 12 anos

Licença paternidade de 180 dias no caso de morte da mãe

Na falta da mãe, licença-paternidade terá duração de licença-maternidade

Gabriela Dalcomuni, Advogado
Artigoshá 3 anos

A mãe do meu filho morreu no parto. Tenho direito a algum benefício?

Consultor Jurídico
Notíciashá 10 anos

Estabilidade a quem tem guarda de bebê órfão traz Justiça social

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Glória a Deus! Até que enfim estamos vendo um pouco de justiça conosco, meros provedores já que não temos a divina tarefa de carregar em nosso ventre o filho que é tão nosso quanto delas.

Isso se não aparecer ai uma abençoada avó materna querendo tomar para si a responsabilidade que nós homens temos que ter com nossos filhos. Nós fazemos a criança e temos o direito legal e benigno de sofrer tudo o que a vida nos trouxer sem a infame interferência de gente querendo assumir a responsabilidade de criarmos nossos filhos em paz. Ajuda é bom, mas só quando pedimos.

Somos alienados, somos impedidos de sofrer todas as necessárias amarguras a fim de nos fazer crescer em sabedoria através das dores, nós, os provedores, os meros visitantes de nossos amados filhos.

Que venha o auxílio paternidade e que não seja preciso a querida esposa falecer. Mulheres e juízes, nos deixe ser um pouco mais ativos na vida de nosso mais próximo semelhante amado, escrevo com lágrimas aos olhos, pois creio que amo meu filho muito mais do que posso expressar. continuar lendo

David você me emocionou. Sábias palavras. Obrigada por compartilhar esse amor paterno! continuar lendo

O Pai deveria ter direito por lei à licença-paternidade e ao salário-paternidade, em qualquer situação. continuar lendo

Caro Joma

Quantas vezes vi pai fingindo não saber tomar em seus braços o recém-nascido e a esposa ou mesmo a sogra o tomar das mãos do homem a criança e a embalar dizendo que cuidar de criança e coisa de mulher! O pai vai fazer qualquer atividade certo de que cuidar de bebê é coisa de mulher e alegre vai cervejar com os amigos livre do direito de ter que tolerar dar mamadeira e afins.

Isso me enoja, desde o primeiro banho do meu filho eu o arranquei das mãos da amada sogra e dei-lhe o banho sob protestos de que isto é coisa da sogra. Bem, eu a enfrentei e ela jurou que nunca mais voltava a minha casa.

Rosnei! E esqueci da existência dela. Não tinha máquina de lavar roupas e como o parto foi normal eu fui ao tanque lavar as roupas íntimas da esposa sujas do sangue do parto. Fi-lo com grande amor.

Infelizmente a esposa se finou-se, bateu asas e foi embora pra casa do pais e largou d'eu, "chuif". Oras bolas, passei a pagar pensão e já são 9 anos que cuido do filho aos finais de semana, feriados escolares e férias. O ensinei a ler e escrever com quase 6 anos, eu o alfabetizei. Ensinei-lhe a música e fazemos dueto de saxofone. Hoje ele tem 12 anos e ontem estava sem aula e me fez um jantar, fez o arroz, feijão, temperou e fritou frango, fez um suco de limão e preparou a cozinha e me levou pelas mão a um jantar a luz de velas.

Nunca fiquei um final de semana ou feriado sem o ver e jamais permitirei qualquer alienação parental àquele a quem amo. Ao meu filho. Ao meu amado. Ensino-o que para que eu viva dentro dele ele deve guardar meus mandamentos. Eu morrerei um dia, mas viverei dentro dele se ele guardar os mandamentos que hoje eu lhe ensino, é assim que vivemos dentro de uma pessoa, através das leis que a ensinamos e ela as pratica com todo carinho.

Um dos mais preciosos mandamentos que lhe dou é que ame o pai e a mãe com a obediência, na velhice, se precisar, com dinheiro e a vida toda com a presença física e com trabalho.

Sou um pai realizado! continuar lendo

ta certo ja que é ele que vai cuidar da filha continuar lendo

Já estamos vendo justiça nos direitos do pai trabalhador. continuar lendo