Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
14 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Partido questiona lei federal que define organização criminosa e disciplina investigação criminal

    há 8 anos

    O Partido Social Liberal (PSL) ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5567, com pedido de medida cautelar, contra dispositivos da Lei Federal nº 12.850/2013. A norma define organização criminosa e disciplina a investigação criminal, os meios de obtenção de prova, bem como o procedimento judicial aplicável ao referido crime.

    O PSL alega que dispositivos da lei federal violam preceitos constitucionais como o princípio da proporcionalidade, da segurança jurídica e do devido do processo legal, entre outros. Sustenta incompatibilidade com o artigo 1º, inciso III; artigo 5º, incisos LIV, LVII, LXIII; e artigo 144, parágrafos 1º e , todos da Constituição Federal.

    Segundo o partido, “no atual Estado Democrático de Direito, em especial o poder punitivo, personificado pelo Poder Judiciário, especialmente em um crime contra a administração da Justiça [obstrução à Justiça], não pode ser implementado de forma arbitrária, mediante preceitos abertos, abstratos, fluidos, vagos e imprecisos, devendo ser garantida ao acusado a ampla proteção de seus direitos fundamentais, previstos na Constituição Federal”.

    Assim, o partido requer a concessão da medida liminar a fim de que sejam suspensos o artigo 2º, parágrafos 1º, 6º e 7º e artigo parágrafo 14, da Lei Federal nº 12.850/2013, até a decisão final pelo Plenário do Supremo. No mérito, solicita a procedência da ação para que a Corte declare a inconstitucionalidade dos dispositivos questionados.

    EC/FB

    Processos relacionados
    ADI 5567
    • Publicações30562
    • Seguidores629080
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações497
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/partido-questiona-lei-federal-que-define-organizacao-criminosa-e-disciplina-investigacao-criminal/369825090

    Informações relacionadas

    Flávia Ortega Kluska, Advogado
    Notíciashá 7 anos

    STF - Se a colaboração do agente não foi tão efetiva, ele terá direito ao perdão judicial?

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 6 anos

    STF garante mínimo de 30% do fundo partidário destinados a campanhas para candidaturas de mulheres

    Flavio Meirelles Medeiros, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Art. 28-A CPP – Acordo de não persecução penal

    Qual a medida cabível contra decisão que indefere efeito suspensivo ao agravo de instrumento à égide do novo Código de Processo Civil?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)