Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Pedido de vista suspende julgamento de candidatura de suposto genro do governador de Rondônia

    Um pedido de vista do ministro Marcelo Ribeiro (foto) suspendeu, mais uma vez, o julgamento do Recurso Ordinário (RO 1101) em que Guilherme Erse Moreira Mendes (PPS) pede a revisão de decisão da instância inferior que indeferiu o seu registro de candidatura a deputado estadual por Rondônia nas eleições de 2006. Até o momento, o placar do julgamento é de 3 x 1. Aguardam-se os votos dos ministros Marcelo Ribeiro e Cezar Peluso. O TSE volta reunir ordinariamente nsta quinta-feira, 22 de março.

    O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) considerou que existe parentesco por afinidade entre o candidato e o governador reeleito, Ivo Cassol (PPS), o que implica a inelegibilidade de Guilherme, de acordo com o artigo 14 , § 7º , da Constituição Federal e artigo , § 3º , da Lei Complementar 64 /90.

    A candidatura de Guilherme Erse foi contestada pelo Ministério Público Eleitoral em Rondônia. Em sua defesa, Guilherme negou o relacionamento com a filha do governador e afirmou que nunca conviveu de forma duradoura, pública e contínua com ela, mas que teve apenas uma "relação de namoro”. O Ministério Público também alegou que existiria uma aproximação política entre o governador e a família de Guilherme, já que ele próprio e o irmão teriam sido nomeados para cargos em comissão no governo.

    Voto divergente

    No julgamento dessa terça-feira (20), o ministro Cesar Asfor Rocha, que havia pedido vista do caso, apresentou divergência ao entendimento do relator da matéria, ministro Carlos Ayres Britto, que manteve a decisao do TRE-RO.

    O ministro Carlos Ayres Britto confirmou o entendimento da Corte regional, que impugnou a candidatura de Guilherme Erse por julgar comprovada a ligação dele com a filha do governador Ivo Cassol, principalmente depois do nascimento de Enzo Guilherme Cassol Erse, filho de Guilherme com Juliana Cassol, filha do governador.

    No voto divergente, contudo, o ministro Cesar Asfor Rocha ponderou que o TRE de Rondônia, para chegar à conclusão da existência de união estável entre Guilherme e a filha do governador, levou em consideração apenas matérias jornalísticas.

    “Notícias jornalísticas são relevantes, mas não bastantes por si mesmas”, disse o ministro. “As matérias jornalísticas constantes nos autos pouco contribuem para delinear o quadro, uma vez que não foram confirmadas irrefutavelmente por documentos ou por testemunhas”, acrescentou. O ministro salientou ainda que o fato de Guilherme Erse e Juliana Cassol terem tido um filho “não leva isoladamente à conclusão que mantenham uma união estável”.

    O ministro José Delgado, no entanto, votou com o relator. Lembrou que o Código Civil de 2002, no artigo 1.723 , expandiu o conceito de união estável, abrindo"o leque que considero grande no sentido de não ser muito rígido nas condições para o fortalecimento da união estável”. O ministro considerou atestada a união estável, especialmente pelo nascimento de um filho.

    O ministro Caputo Bastos também votou com o relator, salientando a unanimidade da decisão do TRE. Citou a aplicação do artigo 23 da Lei 64 /90, segundo o qual a convicção do Tribunal será formada “pela livre apreciação dos fatos públicos e notórios, dos indícios e presunções e prova produzida, atentando para circunstâncias ou fatos, ainda que não indicados ou alegados pelas partes, mas que preservem o interesse público de lisura eleitoral”.

    BB/AV

    • Publicações3152
    • Seguidores284354
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações289
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pedido-de-vista-suspende-julgamento-de-candidatura-de-suposto-genro-do-governador-de-rondonia/132968

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)