Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Penhora de carro não precisa de localização física, desde que provada a existência do bem

Publicado por Enviar Soluções
há 2 meses

Para privilegiar os princípios da efetividade e da razoável duração do processo, a 5ª Câmara de Direito Comercial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) confirmou a possibilidade de penhora de veículo por termo nos autos, desde que comprovada a existência do automóvel. O colegiado reconheceu que o artigo 845 do Código de Processo Civil ( CPC) autoriza a realização de penhora por termo nos autos independentemente da localização dos bens, mesmo se estiverem em posse de terceiros.

O caso analisado foi de uma cooperativa de crédito que ajuizou ação de execução de título extrajudicial contra um casal de clientes, em comarca do oeste do Estado. Sem a localização de ativos financeiros no sistema Sisbajud, a cooperativa requereu a penhora dos veículos que constam no Renajud. O pedido foi indeferido pelo juízo de 1º grau em razão de a cooperativa não ter indicado a localização dos carros.

Inconformada com a sentença, a cooperativa recorreu ao TJSC por agravo de instrumento. Defendeu que juntou certidões que comprovam a existência dos bens e demonstram que os veículos estão registrados em nome dos executados.

Assim, reforçou o pedido de penhora por termo nos autos do veículo do homem e de penhora dos direitos sobre o carro da mulher, que ainda está alienado a uma instituição financeira.

Embora o artigo 839 do CPC determine que a penhora considera-se feita “mediante a apreensão e o depósito dos bens, lavrando-se um só auto se as diligências forem concluídas no mesmo dia”, a legislação também prevê exceções.

Em seu voto, a desembargadora relatora defendeu que a penhora de veículos automotores, quando apresentada certidão que ateste sua existência, será realizada por termo nos autos. Isso vale mesmo quando a posse, a detenção ou a guarda estiver com terceiros.

“No caso em apreço, a parte exequente juntou aos autos resultado de consulta consolidada de veículo realizada no Detran/SC, que atesta a existência dos veículos, de modo que é possível a penhora por termo nos autos, mesmo que não tenha sido informada a localização dos bens, na forma do art. 845, § 1º, do CPC”, anotou a desembargadora.

Cabe recurso aos tribunais superiores

(Autos n. 5023258-08.2023.8.24.0000).

(Fonte: TJ-SC)

📰 Veja também:

➡️ Argumentação Jurídica: 4 práticas indispensáveis

➡️ Beneficiária de justiça gratuita que falta a audiência sem justificativa deve pagar custas

  • Sobre o autorLogística Jurídica Inteligente
  • Publicações1372
  • Seguidores487
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações72
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/penhora-de-carro-nao-precisa-de-localizacao-fisica-desde-que-provada-a-existencia-do-bem/2211282429

Informações relacionadas

Enviar Soluções, Advogado
Notíciashá 2 meses

Vaga de garagem pode ser penhorada para pagar dívida trabalhista, diz TST

Enviar Soluções, Advogado
Notíciashá 2 meses

Quinta Turma admite fixação de indenização por dano moral coletivo no processo penal

Thais Monteiro, Advogado
Notíciashá 2 meses

IA e o golpe da central telefônica

Alô Consumidor
Notíciashá 2 meses

Companhia de água terá que indenizar cliente por falha de abastecimento

Campagnoli Advocacia, Advogado
Notíciashá 2 meses

Banco cancela plano de saúde de gestante e terá de pagar R$ 20 mil de indenização.

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente! continuar lendo