Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Período em auxílio-doença conta como tempo especial para trabalhador exposto a agentes nocivos, mesmo que não seja acidente de trabalho

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quarta-feira (dia 26) que o período de auxílio-doença pode ser considerado como tempo de serviço especial para trabalhadores que ficam expostos a agentes nocivos.

Publicado por Denis Lollobrigida
há 5 anos



O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quarta-feira (dia 26) que o período de auxílio-doença pode ser considerado como tempo de serviço especial para trabalhadores que ficam expostos a agentes nocivos. Hoje, se a concessão do benefício não ocorrer em função de acidente de trabalho, esse período é incluído no cálculo da aposentadoria como tempo normal, e não especial.

O advogado André Luiz Bittencourt, um dos diretores do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), explica que esse processo chegou ao STJ vindo do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, que já tinha esse entendimento sobre a contagem do tempo de recebimento do auxílio como especial.

— No resto do Brasil havia decisões dos dois lados. Todos os processos estavam suspensos, aguardando essa decisão do STJ. Abre-se agora um precedente para que os beneficiários que não tenham sido favorecidos pela contagem peçam revisão — explica.

Para Bittencourt, é justo que o trabalhador exposto a agentes nocivos que sofre um afastamento por motivos de doença ou acidente tenha direito a incluir esse tempo no cálculo como especial, independentemente de o afastamento ter sido motivado por acidente de trabalho ou não.

— Esse trabalhador já tem recolhimentos de contribuição adicional de Seguro de Acidente do Trabalho (SAT). Não há justificativa para estabelecer a diferenciação, pois a contrapartida já existe. O trabalhador exposto a agente de risco faz a contribuição específica justamente para contar com esse amparo — afirma.

O STJ confirmou que foi fixada a seguinte tese: "O segurado que exerce atividades em condições especiais, quando em gozo de auxílio-doença, seja acidentário ou previdenciário, faz jus ao cômputo desse mesmo período como tempo de serviço especial". A decisão ainda precisa ser publicada no Diário Oficial.


Fonte: Extra


Veja também:

Aposentadoria especial: Frentista em posto de gasolina - Guia Completo

Análise Revisional de benefício previdenciário: Por que é importante fazer revisão do valor da aposentadoria?

Planejamento previdenciário: O que é? E por que é importante fazer?

Aposentadoria especial do vigilante: Guia Completo

Mera exposição a agentes reconhecidos como cancerígenos na LINACH gera contagem de tempo especial (Aposentadoria especial INSS)

Desvio de função do servidor público – Súmula 378 do STJ

Revisão das Atividades Concomitantes (Aposentadoria - INSS)

  • Sobre o autorAdvogado atuante na área Previdenciária, Administrativa e Consumidor.
  • Publicações67
  • Seguidores118
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1398
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/periodo-em-auxilio-doenca-conta-como-tempo-especial-para-trabalhador-exposto-a-agentes-nocivos-mesmo-que-nao-seja-acidente-de-trabalho/726331481

Informações relacionadas

Embargos de Declaração - TRT16 - Ação Adicional de Hora Extra - Atord - contra Refrescos Guararapes

Kizi Marques Iuris Petições, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Embargos de Declaração ao TRT

Aranega Prade Gerber Advogados, Advogado
Artigoshá 7 anos

Esbulho, turbação e ameça

Henrique Scremin, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo - Petição Busca de Bens - Bacenjud, Renajud e Infojud

Denis Lollobrigida, Advogado
Artigoshá 6 anos

Desvio de função do servidor público – Súmula 378 do STJ

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)