Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024

Prefeitura de São Paulo sanciona Revisão Parcial da Lei de Zoneamento

Com os vetos, as edificações nos miolos de bairro continuam tendo que respeitar a regra atual para altura dos prédios; ao todo, 58 itens foram vetados do projeto de lei aprovado.

Publicado por Grupo Bettencourt
há 4 meses

A Prefeitura de São Paulo sancionou, nesta sexta-feira (19), o projeto de lei da Revisão Parcial da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (LPUOS), a Lei de Zoneamento. A nova lei, publicada numa edição extraordinária do Diário Oficial da Cidade, promove correções e ajustes à legislação aprovada em 2016 (Lei 16.402/2016). Acesse a Lei 18.081/2024 na íntegra.

A revisão parcial da Lei de Zoneamento buscou ajustar aspectos importantes para a melhoria da aplicação da legislação, além de promover as atualizações necessárias tendo em vista a Revisão Intermediária do Plano Diretor, sancionada em julho através da Lei 17.975/2023, e a Ação Direta de Inconstitucionalidade ( ADI nº 2304556-40.2020.8.26.0000), que determinou a inaplicabilidade de alguns dispositivos da Lei 16.402/2016.

A Prefeitura também publicou no Diário Oficial a relação dos vetos realizados ao Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal. Ao todo, foram 58 itens vetados, entre eles, os artigos 32, 89 e 93, que, respectivamente, possibilitavam o aumento do gabarito das edificações nos miolos de bairro; alteravam procedimentos relativos ao tombamento de imóveis; e permitiam a implantação de empreendimentos de habitação de interesse social em Zonas de Preservação e Desenvolvimento Sustentável e Zonas Especiais de Proteção Ambiental).

Com os vetos, as edificações nos miolos de bairro continuam tendo que respeitar a regra atual para altura dos prédios, conforme cada zona de uso da cidade. Em relação aos tombamentos, fica mantida a aprovação de processos pelo Conpresp, órgão de defesa do patrimônio municipal, mas reconhecendo a necessidade de se promover avanços na adoção de medidas de desburocratização para reduzir a duração dos processos. Por fim, permanece na cidade o impedimento para implantação de empreendimentos nas zonas de preservação ZEPAM e ZPDS.

Entenda o histórico da Revisão

A Prefeitura de São Paulo entregou no dia 04 de outubro de 2023 à Câmara Municipal o projeto de lei com ajustes para o Zoneamento após quatro anos de processo revisional (2017, 2018 e 2019 e 2023).

Ao longo dos primeiros três anos, foi realizada uma série de atividades participativas para a elaboração de uma proposta de revisão parcial. Em 2023, a revisão da Lei de Zoneamento foi retomada e, para a consolidação da proposta final de ajuste, foram realizadas cinco audiências regionais e uma audiência devolutiva abertas à população.

Os debates seguiram no âmbito do Legislativo através de audiências públicas. Na plenária, o projeto de lei foi aprovado em primeiro turno, no dia 12 de dezembro de 2023, e em segundo, no dia 21 de dezembro de 2023.

Fonte.

  • Sobre o autorEcossistema de Negócios
  • Publicações1593
  • Seguidores176
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações28
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prefeitura-de-sao-paulo-sanciona-revisao-parcial-da-lei-de-zoneamento/2145737585

Informações relacionadas

Arthur Borges Curti de Alencar, Advogado
Notíciashá 4 meses

Pagamento dos precatórios da União deve impactar o PIB além do esperado

Nascimento & Peixoto
Notíciashá 4 meses

“Consumidores com Dívidas têm Direito a Planos de Saúde”

Kemil Aby Faraj, Advogado
Notíciashá 4 meses

Projeto de Lei Facilita Aposentadoria para Mães: lei possibilita a aposentadoria com menos de 15 anos de contribuição para mães e cuidadoras.

Enviar Soluções, Advogado
Notíciashá 4 meses

Mulher que teve perfil bloqueado no Instagram deve ser indenizada

Jaciane Mascarenhas , Advogado
Notíciashá 4 meses

Auto de Infração no Valor de 3,5 Milhões Lavrado pela Sefaz-Bahia Contra Supermercado é Anulado

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)