Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024

Preso do semi-aberto não precisa cumprir 1/6 de pena para trabalhar

Publicado por Consultor Jurídico
há 10 anos

Condenados em regime semi-aberto não precisam cumprir 1/6 da pena para ter direito ao trabalho externo. O entendimento foi firmado pelos ministros do Supremo Tribunal Federal, ao discutir os casos dos condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão, que tiveram o trabalho externo cassado ou negado pelo então relator, ministro Joaquim Barbosa. Ainda cabe ao STF analisar as propostas de emprego feita a cada condenado.

O ministro Luis Roberto Barroso (foto) assumiu a relatoria do caso após Joaquim Barbosa pedir para deixar o cargo, depois do ocorrido no último dia 11, quando o presidente do STF ordenou que seguranças tirassem o advogado Luiz Fernando Pacheco, que defende José Genoino, do Supremo.

O pivô da discussão entre Pacheco e Barbosa foi o parecer enviado ao Supremo pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em que ele pediu a revogação da decisão que cassou o benefício de trabalho fora da prisão do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. Além deles, o STF vai analizar, também, os recursos do ex-deputado federal Romeu Queiroz e do ex-advogado de Marcos Valério Rogério Tolentino.

Em seu voto, Barroso fez uma breve sí...

Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores11002
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações234
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/preso-do-semi-aberto-nao-precisa-cumprir-1-6-de-pena-para-trabalhar/124893757

Informações relacionadas

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 7 anos

Do trabalho do preso no âmbito da Lei de Execução Penal

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 7 anos

Entenda como funciona o Regime Disciplinar Diferenciado

Marcus Reis, Bacharel em Direito
Modelosano passado

Modelo - Contrarrazões de agravo em execução penal - Execução Penal.

Luiz Flávio Gomes, Político
Artigoshá 13 anos

Como é entendida a apresentação espontânea do acusado? Ele pode ser preso em flagrante?

Thais de Souza Peres Nunes, Advogado
Artigoshá 6 anos

Direito de visitação do pai: um direito da criança que merece ser respeitado.

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O Interessante em tudo isso é que nós temos o instituto da LEP há tanto tempo e nunca foi levantado um questionamento sobre o cumprimento ou não de um sexto da pena para o detento poder trabalhar. Será que isso não está acontecendo agora por motivo de as pessoas envolvidas serem poderosas e ocuparem altos cargos públicos e políticos. Entendo que o Ministro Joaquim Barbosa está certo em seu julgamento, pois de acordo com a Constituição todos são iguais perante a Lei. Se isto mudar, ficará claro que no Brasil a Lei só existe para os pobres e sem nenhum poder! continuar lendo