Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Prisão Preventiva e a Pandemia

É Possível Defender a Liberação do Preso Provisório em Razão do COVID-19 ?

há 4 anos

Magistrados tem decidido no sentido de libertar o preso provisório com medidas cautelares diversas da prisão, minimizando o risco do contágio.

Orientação do CNJ recomenda que prisões preventivas que tenham excedido o prazo de 90 (noventa) dias ou que estejam relacionadas a crimes praticados sem violência ou grave ameaça à pessoa, possam ser reavaliadas pelo juiz, que deve observar os riscos epidemiológicos e o contexto local de disseminação do vírus.

Há decisões que mesmo o preso ostentando condenação criminal transitada em julgado e em execução (inclusive em casos de reiteração delituosa), revogaram a prisão preventiva com medidas cautelar.

Fundamento: disposição do art. 4º, I, c, da Recomendação nº 62/2020 do CNJ

Vitor Bruno Marques da Costa é Advogado inscrito na OAB/PR 94.762, e representante da Marques da Costa Sociedade Individual de Advocacia, inscrita na OAB/PR nº 9.365 www.advogadosmc.com.br , também mantém o portal informativo www.vesefazdireito.com.br e www.instagram.com/vesefazdireito

  • Sobre o autorDa Costa, Vitor Bruno Marques
  • Publicações12
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações106
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prisao-preventiva-e-a-pandemia/842622840

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)