Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Quarentena vale para jurisdição onde magistrado aposentado tenha prestado concurso

    Publicado por Espaço Vital
    há 13 anos

    O Conselho Federal da OAB decidiu ontem (16) que a proibição do exercício da Advocacia por três anos para juízes de primeiro grau que se afastaram por aposentadoria ou exoneração se aplica à jurisdição onde o magistrado tenha prestado o concurso público.

    No mesmo viés, quem tiver se aposentado como desembargador, terá restrições por três anos para advogar na corte em que atuou.

    A decisão foi tomada durante sessão plenária em resposta a uma consulta feita pela Seccional da OAB de Santa Catarina, que buscava uma definição sobre a abrangência da chamada "quarentena" para a inscrição nos quadros da OAB de ex-magistrados, prevista no artigo 95, parágrafo único, V, da Constituição Federal, dispositivo incluído pela Emenda Constitucional nº 45/04 (da Reforma do Judiciário).

    O referido dispositivo prevê que aos juízes é vedado "exercer a Advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos três anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração".

    A decisão foi tomada, por maioria de votos, na sessão plenária, com base em proposta formulada pelo conselheiro federal por Mato Grosso, Francisco Faiad.

    Segundo o relator da proposta, "ao inserir o inciso V ao parágrafo único do artigo 95, o constituinte pretendeu proibir que o magistrado, depois de aposentado, advogue no juízo do âmbito do tribunal em que atuou como juiz, beneficiando-se dessa condição".

    Faiad exemplificou que "se ele foi um juiz estadual, deve estar proibido, durante três anos, de exercer a Advocacia no âmbito do tribunal estadual". Ele arrematou explicando que "o objetivo é exatamente preservar a Advocacia, evitando-se que haja influência ou beneficiamento a partir do relacionamento próximo do ex-magistrado com seus antigos colegas".

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5668
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quarentena-vale-para-jurisdicao-onde-magistrado-aposentado-tenha-prestado-concurso/2688155

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 13 anos

    Quais são os tribunais que atendem à regra do quinto constitucional? - Denise Cristina Mantovani Cera

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 13 anos

    Juízes afastados devem esperar para advogar na comarca em que atuavam

    Conselho Nacional de Justiça
    Notíciashá 8 anos

    CNJ Serviço: Saiba como funciona a carreira de magistrado

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 15 anos

    O que se entende por cláusula de reserva do plenário? - Claudio Campos

    Anderson Hening, Bacharel em Direito
    Artigoshá 5 anos

    A idoneidade moral como requisito para a inscrição no quadro da ordem dos advogados do Brasil sob o prisma do Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)