Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Registro do Poliamor

É proibido registrar em escritura pública o poliamor?

Publicado por Advogada Linda Ostjen
há 2 anos

O poliamorismo é baseado no princípio da poligamia (ou não monogamia), quando existe a possibilidade de se estabelecerem várias relações sexuais e amorosas ao mesmo tempo, com a concordância de todos os envolvidos.

O relacionamento poliafetivo ou poliamoroso é a relação com características de "conviventes" e de "união estável", simultaneamente de três ou até mais pessoas. É o “poliamor"! Bem, Poliamor (do grego πολύ - poli, que significa muitos ou vários, e do Latim amor, significando amor) é a prática ou desejo de ter mais de um relacionamento, seja sexual ou romântico, simultaneamente com o conhecimento e consentimento de todos os envolvidos. Em que pese as críticas a tais uniões, elas apresentam uma realidade social, e os direitos das pessoas devem ser resguardados sempre.

A primeira escritura de poliafetividade, foi registrada no país foi em 2012 em Tupã-SP. O primeiro caso (neste envolvia 2 mulheres e 1 homem) e que assim já viviam a relação poliamorosa antes de confeccionarem a escritura, e com a finalidade de garantir os direitos de família e sucessões, realizaram a declaração em cartório. Há quem diga que o registro carece de validade.

Mas foi só em 2018 o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) se manifestou e enfrentou a questão. São muitos os formatos de famílias poliamorosas.

Em todo país foram feitas em torno de 30 escrituras. Até que em 2018 houve a proibição de pelo CNJ, não podendo mais ser lavrada às escrituras por decisão do CNJ no “PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS” - 0001459-08.2016.2.00.0000 em 28/06/2018.

Essas escrituras públicas declaratórias (que declara uma situação existente), são usadas como instrumentos em que o Tabelião de Notas manifesta por escrito à vontade dos declarantes, não podendo ser contrário à Lei ou dar validade a ato ilícito.

Então a resposta é SIM, O POLIAMOR NÃO TEM A POSSIBILIDADE DE TER UMA ESCRITURA PÚBLICA E, ASSIM, GARANTIR DIREITOS NO DIREITO DE FAMÍLIA E NO DIREITO DE SUCESSÕES.

Agende uma consulta pelo WhatsApp (51) 985577205

Siga @lindaostjen

#divórcio

#lindaostjen

#poliamor

#direitodefamilia


  • Sobre o autorEspecialista em Divórcio
  • Publicações30
  • Seguidores21
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações120
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/registro-do-poliamor/1339442056

Informações relacionadas

Matheus Brito Advogado, Advogado
Artigosano passado

Os direitos e obrigações do folião no carnaval

Advogada Linda Ostjen, Advogado
Artigoshá 3 anos

Saiba com qual a idade que o filho decide com quem prefere morar

Artigo - Poliamor é negado pelo Supremo e pelo STJ - Por Regina Beatriz Tavares da Silva

Advogada Linda Ostjen, Advogado
Artigoshá 2 anos

Saiba sobre o Registro do Poliamor

Advogada Linda Ostjen, Advogado
Artigoshá 6 meses

Catfishe e Perfil Fake

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)