Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Renovação de penhora on-line exige prova de mudança na situação econômica do devedor

    há 12 anos

    A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) considera que, uma vez aceito o pedido de penhora on-line e caso tal medida não obtenha êxito, o novo pedido deve vir acompanhado com a devida justificativa, demonstrando eventual alteração econômica no patrimônio do devedor. Com base nesse entendimento, a Terceira Turma, em decisão unânime, negou recurso especial interposto por uma fundação contra decisao do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

    Inicialmente, a instituição ajuizou execução de título extrajudicial alegando ser credora da importância de R$ 5.220,03, uma vez que a devedora deixou de efetuar o pagamento de duas parcelas referentes a acordo de termo de confissão de dívida, representado por notas promissórias. Não foram encontrados bens sujeitos à penhora e a devedora não apresentou defesa.

    Esgotadas as tentativas de encontrar outros bens penhoráveis, o juiz determinou o bloqueio on-line dos valores depositados em instituições financeiras, por meio do sistema Bacen-JUD, mas a busca não obteve êxito. O juiz decidiu que não será admitido novo pedido de penhora on-line , estando vedada a repetição de atos já praticados, salvo se houver indício de recebimento de valor penhorável, sob pena de perpetuação da execução.

    Não satisfeita com a determinação, a fundação interpôs agravo de instrumento, alegando não ser possível condicionar a aceitação do pedido de repetição do bloqueio on-line à apresentação de indícios de recebimento de valor penhorável, bem como de alteração da situação econômica do executado. O TJSP negou o agravo.

    Diante disso, a entidade impetrou recurso especial no STJ alegando que as instâncias ordinárias, ao negar os pedidos futuros de bloqueio via sistema Bacen-JUD, estariam impedindo a ordem legal de penhora, violando os artigos 399, 655 e 655-A do Código de Processo Civil (CPC).

    O relator do caso, ministro Massami Uyeda, manteve a decisão por entender que tal exigência não viola o princípio de que a execução prossegue no interesse do credor, nos termos do que dispõe o artigo 612 do CPC. O ministro observou que a exigência está em harmonia com a jurisprudência do STJ, pois, para que seja possível nova pesquisa no sistema Bacen-JUD, é necessário que o credor comprove alteração na situação econômica do devedor.

    Para o ministro, dessa forma é possível proteger o direito do credor, reconhecido judicialmente, ao mesmo tempo em que se preserva o aparato judicial.

    • Publicações19150
    • Seguidores13362
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13458
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/renovacao-de-penhora-on-line-exige-prova-de-mudanca-na-situacao-economica-do-devedor/3044172

    Informações relacionadas

    Thiago Boaventura, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    Modelo de Petição para requerer nova penhora online - Bancenjud

    Adv Márcio Santos, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo de Petição penhora online via Sisbajud - “teimosinha”

    Talita Moia Advogada, Bacharel em Direito
    Artigoshá 5 anos

    Quantas vezes posso pedir Bacenjud?

    Tribunal Regional Federal da 1ª Região
    Jurisprudênciahá 9 anos

    Tribunal Regional Federal da 1ª Região TRF-1 - AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO (AGA): AGA XXXXX-38.2007.4.01.0000

    Henrique Scremin, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo - Petição Busca de Bens - Bacenjud, Renajud e Infojud

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Qual seria outro meio de cobrar a divida , sendo que pelo bloqueio bacen nao encontrou nenhum valor em sua conta e na penhora nao achou nada em sua empresa .. como eu vou informar o endereço da pessoa executada se eu so tenho o nome da empresa , que foi onde eu entrei com a açao continuar lendo

    Tenho um caso parecido com esta situação execução sentença trabalhista, contra Empresa, o Credor ao executar descobriu que a empresa paralisou suas atividades, dai antes de esgotar comprovadamente nos autos, todos os meios para receber ou penhorar bens do devedor, bem como, sem ao menos citar/intimar o Réu requereu a desconsideração a Personalidade Jurídica e o Juiz deferiu e determinou a Penhora On Line fazendo Penhora na Conta Salário de um sócio e Penhora em Conta Poupança de sua esposa Sócia Minoritária, penhorando todos os valores encontrados na conta aplicação tipo poupança no MERCADO PAGO que a mesma fazia suas reservas para ser usada no futuro. Dai por se tratar de conta poupança com valor inferior a 40 salários mínimos interpus IMPUGNAÇÃO AO INCIDENTE DE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURIDICA E REQUERI QUE A DEVOLUÇÃO DOS VALORES PENHORADOS NA CONTA DA EXECUTADA. AGORA O JUIZ DIA SIM DIA NÃO esta procedendo penhora on line nas contas dos executados o incidene ainda não foi apreciado. E as insistentes penhoras sem motivos justo e sem requerimento da parte pode-se dizer ilegal. continuar lendo