Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Rescisão sem justa causa durante a pandemia. Não cabimento de força maior. Verbas indenizatórias pela metade.

Artigo 501, §2 da CLT. Direito Do trabalho.

Publicado por Bachareis em Direito
há 2 anos

Imagina que uma empresa, que passou pelo período da pandemia e teve apenas uma redução no seu quadro de funcionários.

Pois bem, um funcionário entrou com uma reclamação trabalhista pois este, queria a sua indenização devido a rescisão de trabalho sem justa causa, já que foi demitido sem motivo algum.

Entretanto a empresa alega força maior, e utilizou da Medida Provisória 927/2020 para demitir tal funcionário e não lhe pagar indenização.

Ocorre que, conforme o artigo 501, § 2º da CLT, a empresa que não vier a fechar as suas atividades durante a força maior, não poderá demitir funcionários alegando força maior, se esta empresa está ativamente no mercado.

E esse é o entendimento do Prof. Délio Maranhão, entendimento este que foi utilizado no Recurso de Revista 464-18.2020.5.12.004 - TST.

Logo, a empresa deve pagar as verbas indenizatórias para esse ex-funcionário. Como, nem o funcionário e nem a empresa teve culpa da força maior, é devida as verbas indenizatórias pela metade. Artigo 502, II da CLT.

  • Sobre o autorA razão é a alma da lei.
  • Publicações45
  • Seguidores20
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações31
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rescisao-sem-justa-causa-durante-a-pandemia-nao-cabimento-de-forca-maior-verbas-indenizatorias-pela-metade/1553336652

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)