Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Revisão da vida toda: STF define data para julgamento

Publicado por O Direito Agora
há 2 meses

Reviso da Vida Toda do INSS Julgamento marcado para 28 de fevereiro - BMC NEWS

O Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para 28/2 o julgamento dos embargos de declaração do INSS, que contestam a decisão anterior sobre a revisão da vida toda para aposentados. Em dezembro de 2022, o STF reconheceu o direito do segurado de optar pela regra mais vantajosa diante das mudanças previdenciárias, conforme decidido pelo STJ.

Inicialmente marcado para a primeira sessão de 2024, o julgamento foi adiado por falta de tempo. Na sessão virtual de dezembro de 2023, Alexandre de Moraes interrompeu os embargos, levando a discussão para o ambiente presencial. Até então, o placar estava em quatro votos a favor da modulação e três para anulação do acórdão do STJ.

A favor da modulação, votaram Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Rosa Weber e Cármen Lúcia. A favor da anulação, votaram Cristiano Zanin, Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli. Se prevalecer a anulação, o caso retorna ao STJ para novo julgamento, pois Zanin alega que houve inobservância da reserva de plenário.

A cláusula de reserva de plenário, segundo o art. 97 da Constituição, exige maioria absoluta para declarar inconstitucionalidade. O STJ, no processo da revisão da vida toda validado pelo STF, assegurou aos segurados o direito de recalcular aposentadorias, incluindo contribuições antes de julho de 1994, alteradas pela reforma de 1999.

Leia mais em: www.odireitoagora.com.br

  • Publicações136
  • Seguidores32
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações75
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/revisao-da-vida-toda-stf-define-data-para-julgamento/2174808191

Informações relacionadas

Luciana Andrade Batista, Advogado
Notíciashá 2 meses

Registro de violência doméstica é suficiente para negar acesso à arma de fogo

Primeira Turma do STJ entendeu que a absolvição nas esferas civil e penal não impede condenação pelo Cade por formação de cartel

Thiago Naves, Advogado
Notíciashá 2 meses

STJ define que contrato preliminar não pode ter eficácia maior que o definitivo

Wander Fernandes, Advogado
Notíciashá 2 meses

Juízes podem extinguir execução fiscal com valor de até R$ 10 mil, decide CNJ

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)