Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Seguro Desemprego. Oque mudou? Como solicitar?

O seguro desemprego é pago em até 5 parcelas contínuas ou alternadas e o valor depende do tempo de trabalho cada uma das parcelas é calculada com base na média salarial dos 3 meses antes da demissão.


Para algumas categorias, como pescadores artesanais, trabalhadores resgatados e empregados domésticos, o valor é fixado em 1 salário mínimo.

▶️Seguro-desemprego

O pedido pode ser feito a partir do 7º dia depois da demissão até 120 dias após a dispensa.

A solicitação pode ser feita totalmente pela internet através do portal Emprega Brasil e do aplicativo Carteira de Trabalho.

Também pode ser feito nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalhos, com agendamento prévio pela central 158.

Pelo site www.gov.br, é preciso rolar a página até aparecer o item "Solicitar Seguro Desemprego".

No aplicativo, a opção está disponível na aba "Benefícios". Caso o trabalhador não tenha cadastro, ele precisa inserir alguns dados pessoais. Se já existir o cadastro prévio, basta fazer o login.

Ao clicar em "solicitar", o trabalhador deve informar o número do requerimento fornecido pela empresa trabalhada e preencher mais algumas informações. Após isso, basta checar se os dados fornecidos estão corretos e concordar com as regras e condições.

Se todas as informações estiverem de acordo, aparece uma tabela com a previsão de valores e pagamentos de cada parcela. Em geral, o prazo para recebimento da primeira parcela é de 30 dias.

▶️Quem tem direito

Trabalhadores formais, demitidos sem justa causa e que receberam salário por, pelo menos, 12 meses nos últimos 18 meses antes da solicitação. Se essa já for a segunda solicitação, é preciso que o trabalhador tenha recebido por 9 meses no último ano. A partir da 3º solicitação, isso vale para os 6 meses anteriores à dispensa.

Para ter direito, o trabalhador não pode ter outra fonte de renda que garanta o sustento da família, e nem receber outro benefício previdenciário. Porém, existem alguns que são exceções: auxílio acidente, auxílio suplementar e o abono de permanência em serviço.


Faça parte do nosso Network, siga-nos em nossas redes sociais e não deixe de se manifestar, seu feedback é muito importante!

Publicamos notícias, artigos e modelos de peças toda semana, siga-nos para receber as notificações e as atualizações.

https://linktr.ee/TomazellieCortinaadvogados

https://www.linkedin.com/in/k%C3%A1ssioaugustotomazelli/

https://www.facebook.com/tomazelliecortinaadv/

https://www.instagram.com/tomazelliecortinaadv/

https://kassiotomazelli.jusbrasil.com.br/

Obrigado!

  • Sobre o autorEscritório de Advocacia de Excelência!
  • Publicações444
  • Seguidores184
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações102
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seguro-desemprego-oque-mudou-como-solicitar/1307976772

Informações relacionadas

Marcela Feitoza, Advogado
Modelosano passado

Ação de dissolução de união estável

Marcelo Carvalho, Advogado
Notíciasano passado

Seguro Desemprego pode ser requerido em caso de contrato temporário?

Benefício: 3 motivos que levam o trabalhador a perder o Seguro Desemprego

mais Jobs, Programador de Internet
Notíciashá 6 anos

Seguro Desemprego

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Obs no auxílio desemprego você pra se aposentar e é mandado embora do trabalho continuar lendo

Oi bom dia eu ouvi de colega, que advogada comentou, o empregado pra se aposentar, no meio tempo ele é mandado embora,o empregado teria direito? continuar lendo