Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Separamos, mas a casa ainda não foi dividida. Posso receber pensão até lá?

Confira um caso recente!

Publicado por Aléxia Teixeira
há 3 anos


De início a resposta é: sim. É possível que o ex-cônjuge seja obrigado a pagar uma pensão até que seu ex companheiro consiga oportunidades no mercado de trabalho. Ou seja, a pensão é temporária, e não por toda a vida.

O fato de ser jovem, saudável e com diploma em mãos não são argumentos para impedir nem mesmo que quem tenha saído do emprego para dedicar-se exlusivamente à família (papel exercido, geralmente, pelas mulheres) receba uma pensão do ex-cônjuge até conseguir se reinserir no mercado de trabalho. Vale destacar que essa pensão é diferente da pensão paga aos filhos (pensão alimentícia), e podem ser cumuladas.



Recentemente, o STJ (Superior Tribunal de Justiça), decidiu nesse mesmo sentido no seguinte caso: a companheira, 43 anos de idade, havia deixado a arquitetura para dedicar-se por 18 anos à família, tendo 3 filhos da união. Mas, com a separação, a divisão dos bens ainda não havia sido finalizada e ela não conseguira oportunidades de emprego/empreender para dar continuidade ao seu sustento. Diante disso, o seu ex-marido foi condenado a pagar uma pensão até que ela consiga se reerguer.

Se tiver curiosidade na decisão, basta clicar: Link da decisão


Gostou? Então envia para quem possa ajudar!

Caso você queira continuar conversando comigo sobre esse assunto, estou disponível no e-mail: alexiateixeira.adv@gmail.com ou por meio do perfil do Instagram: @alexiateixeira.adv

  • Sobre o autorDireito Imobiliário
  • Publicações10
  • Seguidores23
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações63
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/separamos-mas-a-casa-ainda-nao-foi-dividida-posso-receber-pensao-ate-la/1203651183

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)