Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024

STJ: anula acórdão do TJ-MG por negativa de prestação jurisdicional

Publicado por Cássio Duarte
há 5 meses

A existência de recurso específico não inviabiliza a impetração de pedido de Habeas Corpus nos casos em que exista ilegalidade na fase de execução da pena e a análise é restrita à questão pacificada sobre direito. A recusa a analisar o mérito desse recurso pelo tribunal de origem constitui flagrante ilegalidade.

Esse foi o entendimento do ministro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça, para anular decisão que não analisou a existência de ilegalidade apontada por HC e determinar que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais julgue novamente o recurso.

No HC, a defesa sustenta que o paciente sofre constrangimento ilegal pela a negativa de prestação jurisdicional do tribunal de origem que não julgou recurso próprio sobre uma suposta falta grave cometida pelo apenado.

Os defensores argumentam que o autor já preencheu os requisitos para progressão de regime prisional e que a falta grave que impede o benefício foi reconhecida indevidamente pelo juízo de execução.

Ao analisar o caso, o ministro afirmou que a ausência de manifestação da corte de origem sobre o tema suscitado no HC anterior configura negativa de prestação jurisdicional.

“Ante o exposto, indefiro liminarmente o habeas corpus. No entanto, concedo a ordem, de ofício, para anular o acórdão estadual proferido no HC n. 1.0000.23.192076-0/000 e determinar que a existência de eventual ilegalidade cometida pelo Juízo das Execuções seja apreciada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo”, resumiu.

Clique aqui para ler a decisão

HC 862.187

Fonte: conjur

  • Publicações528
  • Seguidores57
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações24
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-anula-acordao-do-tj-mg-por-negativa-de-prestacao-jurisdicional/2067785567

Informações relacionadas

Cássio Duarte, Advogado
Notíciashá 5 meses

STJ: autoriza leis distintas para progressão de pena por crime hediondo e comum

Cássio Duarte, Advogado
Notíciashá 5 meses

STJ reduz pena de homem condenado por portar 20 gramas de maconha

Cássio Duarte, Advogado
Notíciashá 5 meses

Juiz federal revê decisão e rejeita denúncia contra cúpula da antiga Codesp

Cássio Duarte, Advogado
Notíciashá 5 meses

STJ: tribunal vê negativa de prestação e manda TJ-PR analisar recurso

Reconhecimento da Prescrição Impede Cobrança Judicial e Extrajudicial da Dívida

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)