Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024

STJ: meras suspeitas não podem justificar prisão preventiva

Publicado por Cássio Duarte
há 6 meses

A lei não exige prova incontestável da autoria do crime para a decretação da prisão preventiva, apenas indícios. Contudo, na ausência destes elementos, a medida é prematura e inadequada.

Esse foi o entendimento do ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça, para revogar a prisão preventiva de um homem suspeito de cometer duplo homicídio qualificado.

A decisão foi provocada por Habeas Corpus em que a defesa sustentou que a decisão que decretou a prisão preventiva não preencheu os requisitos descritos nos artigos 312 e 313 do Código de Processo Penal.

Ao analisar o caso, o ministro entendeu que a defesa tinha razão e apontou flagrante ilegalidade da prisão ante a ausência de “informações seguras que demonstrem a imprescindibilidade da medida extrema”.

"Reexaminando o processo, em um juízo de cognição sumária, visualizo ilegalidade no ato ora impugnado a justificar o deferimento da medida de urgência, por entender que não há informações seguras que demonstrem a imprescindibilidade da medida extrema", registrou.

O magistrado também apontou que as investigações ainda se encontram no campo da suspeita de autoria, uma vez que não encontrou nenhum indício que justificasse decretar a prisão preventiva do acusado.

Diante disso, ele determinou a substituição da prisão preventiva por medidas cautelares.

Clique aqui para ler a decisão

HC 853.679

Fonte: conjur

  • Publicações529
  • Seguidores57
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações62
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-meras-suspeitas-nao-podem-justificar-prisao-preventiva/2031794068

Informações relacionadas

Cássio Duarte, Advogado
Notíciashá 6 meses

STJ: cheiro de maconha, sem posse da droga, não justifica busca domiciliar

Cássio Duarte, Advogado
Notíciashá 6 meses

STF: reconhece prescrição de estelionato cometido há 23 anos

Daniel Alfredo
Artigoshá 6 meses

O Direito ao Esquecimento: Por que esquecer é, às vezes, a melhor opção!

Gabriela Ferreira, Advogado
Artigoshá 6 meses

Tive um problema durante a minha viagem de ônibus. O que eu faço?

O adicional noturno e horas extras à luz da constituição federal, clt e convenções da oit

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)