Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STJ sob o rito dos repetitivos decidirá sobre necessidade de credenciamento de instituição de ensino para remição da pena

    Notícias

    PRECEDENTES QUALIFICADOS

    11/04/2024

    Repetitivo decidirá sobre necessidade de credenciamento de instituição de ensino para remição da pena

    ​A Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sob o rito dos recursos repetitivos ( Tema 1.236), vai definir se, para a remição de pena pela conclusão de curso na modalidade a distância, é preciso que a instituição de ensino seja credenciada junto ao presídio onde o reeducando está recolhido, de modo a possibilitar a fiscalização das atividades e da carga horária efetivamente cumprida. O relator é o desembargador convocado Jesuíno Rissato.

    Ao afetar os Recursos Especiais 2.085.556, 2.086.269 e 2.087.212 ao rito dos repetitivos, os ministros decidiram não suspender a tramitação dos processos que tratam da mesma questão jurídica.

    Em um dos recursos, o Ministério Público sustenta que, para o cumprimento do disposto no artigo 126, parágrafo 2º, da Lei de Execução Penal, a entidade de ensino deve possuir necessariamente convênio com a unidade prisional, permitindo a fiscalização e tornando viável a aferição da carga horária cumprida pelo condenado.

    O relator dos processos, desembargador convocado Jesuíno Rissato, apontou algumas decisões do STJ que indicam a necessidade da afetação do tema ao rito dos repetitivos.

    Recursos repetitivos geram economia de tempo e segurança jurídica

    O Código de Processo Civil regula, no artigo 1.036 e seguintes, o julgamento por amostragem, mediante a seleção de recursos especiais que tenham controvérsias idênticas. Ao afetar um processo, ou seja, encaminhá-lo para julgamento sob o rito dos repetitivos, os ministros facilitam a solução de demandas que se repetem nos tribunais brasileiros.

    A possibilidade de aplicar o mesmo entendimento jurídico a diversos processos gera economia de tempo e segurança jurídica. No site do STJ, é possível acessar todos os temas afetados, bem como saber a abrangência das decisões de sobrestamento e as teses jurídicas firmadas nos julgamentos, entre outras informações.

    Leia o acórdão de afetação do REsp 2.085.556.

    ############################################################################################################

    Fonte: https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/2024/11042024-Repetitivo-decidira-...

    • Publicações423
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-sob-o-rito-dos-repetitivos-decidira-sobre-necessidade-de-credenciamento-de-instituicao-de-ensino-para-remicao-da-pena/2344399930

    Informações relacionadas

    Notíciashá 18 dias

    Invasão da Embaixada do México no Equador

    CRISTIANA MARQUES ADVOCACIA, Advogado
    Notíciashá 18 dias

    Questão de prova de concurso para delegado da Polícia Federal é anulada sob fundamento de não pacificação jurisprudencial

    Ponto Jurídico, Advogado
    Notíciashá 18 dias

    Plano de saúde deve custear transporte se município ou cidades vizinhas não oferecem atendimento

    Campagnoli Advocacia, Advogado
    Notíciashá 18 dias

    Empresa é condenada por assédio sexual a trabalhadora.

    BLOG Anna Cavalcante, Advogado
    Notíciashá 18 dias

    [Resumo] Informativo STF 1130

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)