Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2024

Suspeito de tráfico consegue reverter prisão em segunda instância no STJ

Se o direito de recorrer em liberdade é apontado na sentença de primeiro grau e não há recurso da acusação, a prisão em segunda instância se torna uma reforma em prejuízo do réu, e pode ser invalidada. Esse foi o entendimento do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Sebastião Reis Júnior, que acatou habeas corpus de réu condenado em primeira instância por tráfico de drogas à pena de cinco anos e dez meses de reclusão.

No caso, após o juízo do primeiro grau, a defesa entrou com apelação ao Tribunal de Justiça de São Paulo, pedindo pela concessão do direito de que o réu recorresse em liberdade. Aquele tribunal, contudo, negou provimento e determinou a expedição de mandado de prisão.

Os advogados entraram, então, com pedido de habeas corpus ao STJ, destacando que deveria ser aberta exceção ao caso na regra da prisão em segunda instância por conta da existência de direito de recorrer em liberdade desde a sentença condenatória. "Pleiteamos, em síntese, a concessão de uma medida liminar para obstar o cumprimento da decisão, em razão de tratar-se de evidente reformatio in pejus [quando há agravamento da situação jurídica do réu após recurso interposto somente pela defesa]", diz o advogado do réu, Diego Alves Moreira da Silva, do escritório Pedroso Advogados Associados.

No acórdão, Sebastião Reis ressaltou precedente do Supremo Tribunal Federal que garante o direito de recorrer em liberdade nas situações em que há essa previsão no primeiro no grau e não houve recurso da acusação, de modo que a determinação de execução provisória da pena configuraria reformatio in pejus.

Assim, o ministro deferiu a liminar para assegurar ao réu o direito de aguardar em liberdade o julgamento do mérito do seu processo.

Clique aqui para ler a íntegra da decisão.

Habeas Corpus 493.070

(Por Ricardo Bomfim / Fonte: Conjur)

👍 CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

Curso Online 2019 de Direito Penal, Processo Penal e Execução Penal

Banco de Petições + 20 mil modelos de petições jurídicas, atualizadas, prontas e editáveis em word!!Promoção!!

Kit Mapas Mentais de Processo Civil Completo apresenta ao estudante, advogado, concuseiros e profissionais da área do Direito um compilado com 91 mapas mentais de Processo Civil de forma esquematizada e didática.

  • Sobre o autor⚒️ Trabalhadores e Aposentados bem informados sobre seus direitos.
  • Publicações1096
  • Seguidores629
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações219
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suspeito-de-trafico-consegue-reverter-prisao-em-segunda-instancia-no-stj/677020397

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)