Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Turma decide que Juizados Especiais podem realizar penhora e alienação de imóvel acima de 60 salários mínimos

Publicado por Enviar Soluções
há 2 anos


A 3ª Turma Recursal do Sistema de Juizados Especiais de Goiás reconheceu a competência do Juizado Especial para realizar atos expropriatórios de penhora e alienação judicial de bem imóvel com valor superior ao de alçada – 60 salários mínimos. Os magistrados seguiram voto do relator, juiz Roberto Neiva Borges, que concedeu segurança para cassar decisão de primeiro grau na qual o juízo declinou de competência.

No caso em questão, no curso de processo de execução foi localizado bem imóvel que, devidamente penhorado, teve o ato constritivo desconstituído posteriormente. Isso porque o juízo singular considerou que os atos expropriatórios são incompatíveis com o sistema dos Juizados Especiais (Lei ( 9.099/1995) pela complexidade em seu processamento.

Além disso, que o bem em questão ultrapassava o valor de 60 salários mínimos, a impedir a realização leilão ou adjudicação, com base no Enunciado 79 do Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje).

Contudo, ao acolher o mandado de segurança impetrado pela credora exequente, o relator esclareceu que a realização de atos de expropriação, como penhora e alienação judicial, podem ser realizados no rito dos Juizados Especiais. O fundamento foi o de que tais atos não enfrentam qualquer óbice por parte da legislação, uma vez que o rito a ser seguido é o definido no próprio do Código de Processo Civil.

Afastou-se, ainda, a interpretação adotada juízo ao enunciado 79 do FONAJE, dado que diz respeito à possibilidade de simplificação do procedimento da hasta pública de bens que possuam menos 60 salários mínimos. Contudo, não é indicativo de se avaliar a existência de “excesso de penhora”, porquanto, “com a alienação do bem penhorado, o valor excedente ao débito executado será devidamente restituído aos credores”.

Para os advogados Daniel Augusto Netto e Wagner Gustavo Carvalho Santos, da banca Sant’Anna e Netto Advogados, que representam a exequente, se trata de importante decisão com vistas à correta aplicação da Lei dos Juizados Especiais.

“Notadamente quanto ao procedimento de execução, que, embora deva perseguir os ideais de simplicidade e eficiência dos Juizados especiais, é o do próprio Código de Processo Civil, por adesão expressa do legislador, que também visa a celeridade e eficiência processual no interesse da parte credora”, pontuou Wagner Gustavo Carvalho Santos.

(Fonte: Rota Jurídica)


Precisando de Cópias Processuais ? Fale com a Enviar Soluções!

📰 Veja também:

➡️ 15 mitos e verdades sobre nome sujo no Serasa, SPC e SCPC

➡️ 18 livros para advogados que todo estudante de direito tem que ler

................................................................................................

🔥 Curso de Atualização em Processo Civil - Com os melhores processualistas do país - 100% online!

  • Sobre o autorLogística Jurídica Inteligente
  • Publicações1372
  • Seguidores487
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1397
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/turma-decide-que-juizados-especiais-podem-realizar-penhora-e-alienacao-de-imovel-acima-de-60-salarios-minimos/1633310751

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça de Goiás
Jurisprudênciaano passado

Tribunal de Justiça de Goiás TJ-GO - Mandado de Segurança Cível: MSCIV XXXXX-90.2022.8.09.0123 GOIÂNIA

Paula Campos, Advogado
Modeloshá 4 anos

MODELO - Pedido de penhora de imóvel em processo de Execução Cível - Inclusive no caso do Executado ser casado ou coproprietário do bem

Belmiro Araujo, Advogado
Notíciashá 7 anos

[Modelo] Petição geral solicitando mandado de livre penhora e avaliação

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 16 anos

É cabível o arresto nos Juizados Especiais? - Fernanda Braga

[Modelo] Cobrança de Cheques Prescritos no Juizado Especial

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Qual o numero do processo? continuar lendo