Artigo 61 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Subseção III
Das Leis
Art. 61. A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da República e aos cidadãos, na forma e nos casos previstos nesta Constituição .
§ 1º São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que:
I - fixem ou modifiquem os efetivos das Forças Armadas;
II - disponham sobre:
a) criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica ou aumento de sua remuneração;
b) organização administrativa e judiciária, matéria tributária e orçamentária, serviços públicos e pessoal da administração dos Territórios;
c) servidores públicos da União e Territórios, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria de civis, reforma e transferência de militares para a inatividade;
(Revogado)
c) servidores públicos da União e Territórios, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 18, de 1998)
d) organização do Ministério Público e da Defensoria Pública da União, bem como normas gerais para a organização do Ministério Público e da Defensoria Pública dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios;
e) criação, estruturação e atribuições dos Ministérios e órgãos da administração pública;
(Revogado)
e) criação e extinção de Ministérios e órgãos da administração pública, observado o disposto no art. 84, VI; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001)
f) militares das Forças Armadas, seu regime jurídico, provimento de cargos, promoções, estabilidade, remuneração, reforma e transferência para a reserva. (Incluída pela Emenda Constitucional nº 18, de 1998)
§ 2º A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.

Análise do Projeto de Lei 4602/2016 à luz da Teoria Tridimensional do Direito.

O presente artigo visa analisar a constitucionalidade do Projeto de Lei 4602/2016 - que proíbe o reconhecimento pelos cartórios no Brasil da chamada “União Poliafetiva” formada por mais de dois…
1
0
Jeferson Melo, Bacharel em Direito
há 22 dias

(In) Constitucionalidade das Prisões Disciplinares

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Nº 6695/DF O Supremo Tribunal Federal, através do onde o Ministro e Relator Ricardo Lewandowski, decidiu por sua inconstitucionalidade material, haja vista, a…
1
0
Agueda Silva, Bacharel em Direito
há 23 dias

Poder Legislativo, Executivo e Judiciário; Ministério Público e Processo Legislativo.

RESUMO: Leva-se em consideração a importância dos três poderes Executivo, Legislativo e Judiciário destacados na Constituição Federal, bem como é de suma relevância o conhecimento e a compreensão das…
1
0
Carlos Lemes, Estudante de Direito
mês passado

Presidencialismo de coalizão

RESUMO O Direito Constitucional se dedica ao estudo das normas constitucionais por meio de análise e interpretação. Essas normas estão na essência do Estado soberano e no ápice da pirâmide normativa…
1
0

Boletim Informativo: Principais Aspectos da Reforma Tributária

Seguem os principais trechos que devem alterar a forma de se tributar o consumo no Brasil: Sobre o ITCMD, apesar de muitas ilações sobre o tema, o que de fato ocorre são algumas alterações em relação…
1
0

A Inconstitucionalidade das Leis Estaduais que Regulamentam Relações entre Seguradoras e Segurados

Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a inconstitucionalidade das leis estaduais que disciplinam aspectos das relações entre seguradoras e segurados, em contrariedade à competência…
1
0
Fellipe Santana, Advogado
há 10 meses

A inaptidão dos homens que se relacionam sexualmente com outros homens na doação de sangue frente ao direito fundamental à igualdade:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE DIREITO MAX FELLIPE DE SOUZA MARQUES SANTANA A INAPTIDÃO DOS HOMENS QUE SE RELACIONAM SEXUALMENTE COM OUTROS…
1
0

Texto 04: dez enunciados da OAB comentados de Direito Constitucional.

Desde o dia 30 de junho de 2023, todos os dias aqui no jusbrasil, vou colocar pelo menos dez enunciados comentados de concursos públicos/OAB (acerca da temática indicada no título do texto). Por…
1
0

A ADI 6.95/DF e suas implicações no Direito Administrativo das Polícias Militares

Emerson de Paula da Silva[1] Resumo Ao longo da História as forças militares sempre se destacaram pela unidade de comando e de ações, seja em deslocamentos, seja em campo de batalha. Indubitavelmente…
1
0

Da inconstitucionalidade de leis estaduais de contratação temporária na área da segurança pública

As atividades inerentes ao exercício do poder de polícia do Estado devem ser preenchidas por meio de concurso público. A exemplo das carreiras da administração tributária, fiscal de vigilância…
3
0