Artigo 17 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

Art. 17 - Não se pune a tentativa quando, por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime.(Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
Pierre Reis, Estudante de Direito
há 27 dias

Direito Penal: entenda os contornos do instituto do crime impossível.

O conceito de crime impossível, delineado no art. 17 do Código Penal (CP), aborda a situação em que a ação criminosa não pode ser consumada devido à absoluta ineficácia do meio ou à absoluta…
1
0
Louize Andrade, Advogado
há 3 meses

A Aplicabilidade do Agente Policial Disfarçado na Lei de Drogas

Louize de Freitas Andrade [1] RESUMO O presente artigo visa analisar o novo instituto jurídico trazido pela Lei 13.964 /2019 (popularmente conhecida como Pacote Anticrime), qual seja, agente policial…
1
0
Sirlene Duemes, Advogado
há 5 meses

A garantıa da audıêncıa de custódıa na prısão em flagrante

A garantıa da audıêncıa de custódıa na prısão em flagrante Flor de Maria Perea Gallegos Becker [1] Sirlene Duemes [2] [1] Acadêmico do Curso de Direito do Centro Universitário para o Desenvolvimento…
1
0
Wesley Castro, Estudante de Direito
há 6 meses

O que é crime impossível?

Se diz crime impossível quando uma tentativa não se consuma em duas hipóteses, por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, estando descrito no artigo 17 do Código Penal.
0
0
Joao Gerbasi, Advogado
há 7 meses

Entenda o significado de flagrante preparado, forjado, esperado e diferido.

Conceito de prisão em flagrante A prisão em flagrante está inserida no nosso ordenamento jurídico como verdadeira medida pré-cautelar , destinada a colocar o preso à disposição do Juiz, que decidirá…
1
0
Kawan-ik Carlos, Advogado
há 9 meses

Saiba o que é um Crime impossível

É frequente cenas de pessoas sendo abordadas em estabelecimentos comerciais por estarem furtando produtos expostos. Ainda, como é habitual para a manutenção da segurança dos referidos…
1
0

A sentença penal absolutória por prova insuficiente e interface com a esfera civil e administrativa

A SENTENÇA PENAL ABSOLUTÓRIA POR PROVA INSUFICIENTE E INTERFACE COM A ESFERA CIVIL E ADMINISTRATIVA Márcia Nogueira Bentes Corrêa. [1] INTRODUÇÃO Objetiva-se tratar dos efeitos vinculantes da…
3
0
Gabriel Sousa
há 10 meses

Crimes Falimentares e a Reabilitação Criminal do Falido

1. INTRODUÇÃO Existe, no transcorrer do desenvolvimento humano, inúmeras formas de organização social, sempre tendo como missão última a preservação do indivíduo isoladamente, bem como do grupo que o…
2
0

In Dubio pro reo e o crime de homicídio na autoria incerta.

Aplicação do princípio in dúbio pro reo noinstituto da autoria incerta Com o objetivo de compreender os critérios relacionados ao crime de homicídio no que tange ao instituto da autoria incerta, no…
1
0

GIA de ICMS com dados inexatos, mas precedidas de notas fiscais eletrônicas corretamente emitidas configura crime de sonegação fiscal?

Miguel Teixeira Filho * O artigo 1º, inciso II, da Lei 8.137/90, tipifica o crime de sonegação fiscal pela inserção de elementos inexatos ou omissão de operações em documentos ou livros fiscais, como…
1
0