Art. 167 da Constituição Federal de 88

Constituição Federal de 1988

ÍNDICE TEMÁTICO
Art. 167. São vedados:
I - o início de programas ou projetos não incluídos na lei orçamentária anual;
II - a realização de despesas ou a assunção de obrigações diretas que excedam os créditos orçamentários ou adicionais;
III - a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta;
IV - a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, ressalvadas a repartição do produto da arrecadação dos impostos a que se referem os arts. 158 e 159, a destinação de recursos para as ações e serviços públicos de saúde, para manutenção e desenvolvimento do ensino e para realização de atividades da administração tributária, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, § 2º, 212 e 37, XXII, e a prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita, previstas no art. 165, § 8º, bem como o disposto no § 4º deste artigo; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)
V - a abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes;
VI - a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra ou de um órgão para outro, sem prévia autorização legislativa;
VII - a concessão ou utilização de créditos ilimitados;
VIII - a utilização, sem autorização legislativa específica, de recursos dos orçamentos fiscal e da seguridade social para suprir necessidade ou cobrir déficit de empresas, fundações e fundos, inclusive dos mencionados no art. 165, § 5º ;
IX - a instituição de fundos de qualquer natureza, sem prévia autorização legislativa.
X - a transferência voluntária de recursos e a concessão de empréstimos, inclusive por antecipação de receita, pelos Governos Federal e Estaduais e suas instituições financeiras, para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
XI - a utilização dos recursos provenientes das contribuições sociais de que trata o art. 195, I, a, e II, para a realização de despesas distintas do pagamento de benefícios do regime geral de previdência social de que trata o art. 201. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
§ 1º Nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade.
§ 2º Os créditos especiais e extraordinários terão vigência no exercício financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorização for promulgado nos últimos quatro meses daquele exercício, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, serão incorporados ao orçamento do exercício financeiro subseqüente.
§ 3º A abertura de crédito extraordinário somente será admitida para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública, observado o disposto no art. 62.
§ 4º É permitida a vinculação de receitas próprias geradas pelos impostos a que se referem os arts. 155 e 156, e dos recursos de que tratam os arts. 157, 158 e 159, I, a e b, e II, para a prestação de garantia ou contragarantia à União e para pagamento de débitos para com esta. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 3, de 1993)
§ 5º A transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra poderão ser admitidos, no âmbito das atividades de ciência, tecnologia e inovação, com o objetivo de viabilizar os resultados de projetos restritos a essas funções, mediante ato do Poder Executivo, sem necessidade da prévia autorização legislativa prevista no inciso VI deste artigo. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 85, de 2015)
Senado
há 2 meses

Remessa de lucros ao exterior deve ser taxada em 15% ou 25%, aprova CRE

visando o cumprimento da chamada "regra de ouro orçamentária" (art. 167 da Constituição) em momento de grave crise...
Senado
há 5 meses

CRE analisa visto de até um ano para jovens brasileiros que forem à Alemanha

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) pode analisar nesta quinta-feira (30) um acordo assinado entre os governos do Brasil e da Alemanha, que trata da concessão mútua de vistos de…

União pede que Rio de Janeiro devolva R$ 134 milhões de obras das Olimpíadas

sem autorização legislativa, como exige o artigo 167 da Constituição Federal . Além disso, a AGU aponta que o Rio violou... pediu que o município do Rio de Janeiro devolva R$ 134,3 milhões ao …

Plenário suspende norma de SC que destinava 15% do orçamento estadual à saúde

, e o artigo 167, inciso IV, da Constituição Federal. Na avaliação do ministro Fux, a competência para legislar sobre matérias... Catarina. Segundo ele, o texto constitucional não traz no parágrafo …

Relator julga prejudicada ação contra norma do Maranhão sobre isenção de ICMS

com a competência federal estipulada na Constituição . O autor da ação sustentava que a aplicação das regras implicava... ao Fundo Estadual de Desenvolvimento Industrial do Maranhão, em alegada …

Pauta de julgamentos do Supremo Tribunal Federal para esta quinta-feira (21)

estado, não previsto no elenco taxativo do artigo 144 da Constituição Federal. Sustenta ainda vício de inconstitucionalidade... aos princípios orçamentários e financeiros contidos no artigo 167, …

Processos sobre precatórios e correção de dívidas contra Fazenda Pública estão na pauta desta quarta-feira (20)

a inconstitucionalidade, por arrastamento do artigo 1º-F da Lei 9.494/1997; 2) que “os artigos 100, parágrafo 12, da Constituição..., assim, afrontado o disposto no artigo 37, parágrafo 6º, da …

Moares suspende norma de Roraima sobre percentual mínimo de gastos com saúde

/2012. “A norma impugnada findou por violar a vedação do artigo 167, inciso IV, da Constituição Federal, que veda... de saúde constitui matéria de competência legislativa da União, conforme previsão …

Liminar suspende norma de Roraima sobre limite mínimo de gastos com saúde no estado

o artigo 198 da Constituição Federal, estabeleceu o patamar mínimo de 20% de repasse aos municípios dos recursos alocados..., conforme os artigos 165 e 167 da Constituição da República. A liminar …

Ministro suspende lei estadual que incluiu inativos nas despesas do ensino

da Constituição Federal, apenas os gastos com remuneração do pessoal docente, sem referir-se a proventos, e que o artigo..., inciso IV, e com o artigo 212, caput , da Constituição Federal, por …