Parágrafo 4 Artigo 37 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
§ 4º Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.
Millena Oliveira, Bacharel em Direito
há 2 meses

Improbidade Administrativa

INTRODUÇÃO O Brasil, desde as suas origens, sofre com condutas ímprobas no trato da coisa pública. Por tanto, buscando corrigir tais condutas a Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988…
0
0
Sami Salim Sayar, Estudante de Direito
há 9 meses

(i) retroatividade da lei 14.230/2021 e a necessidade da presença do dolo para a configuração do ato ímprobo

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO SAMI SALIM SAYAR (I) RRETROATIVIDADE DAS DISPOSIÇÕES DA LEI 14.230/2021 E A NECESSIDADE DA…
0
0
Leonardo Pedrosa, Advogado
há 10 meses

A Inconstitucionalidade da contratação temporária de Policiais Penais no Estado do Maranhão

A INCONSTITUCIONALIDADE DA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE POLICIAIS PENAIS NO ESTADO DO MARANHÃO. Gerson Pires de Morais Neto [1] Leonardo Dias Pedrosa Sobrinho [2] Professor (Orientador) Me. Antônio…
1
0
Paula Bosio Sato , Advogado
há 11 meses

Limitações dos Direitos Fundamentais mediante a pandemia da COVID-19

RESUMO: A decretação de pandemia da Covid-19, doença causada pelo vírus Sars-COV-2, pela Organização Mundial da Saúde em março de 2020 acarretou uma série de restrições e grandes mudanças no campo da…
1
0

Direito Administrativo Agente e Orgãos Públicos

1. CONCEITO O direito administrativo pode ser conceituado, com base na doutrina de Hely Lopes Meireles, como o ramo do direito público formado por um conjunto harmônico de regras e princípios que…
4
0

Desvio de poder pela Administração Pública

1 INTRODUÇÃO O artigo a seguir busca discutir sobre o desvio de poder público e suas consequências no âmbito jurídico. Quanto à administração pública, entende-se que tem o dever de cumprir com o…
2
0
Italo Estrela, Advogado
há 11 meses

Uma retrospectiva histórica da improbidade administrativa

No decorrer dos anos pudemos vivenciar no Brasil um crescimento exponencial da máquina pública, somando cada vez mais responsabilidades e funções na sociedade. Em paralelo fora crescendo também a…
2
0

A perda da função pública diante da improbidade administrativa

A PERDA DA FUNÇÃO PÚBLICA DIANTE DA IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Rogério Tadeu Romano Dita a lei: “Art. 12. Independentemente do ressarcimento integral do dano patrimonial, se efetivo, e das sanções…
1
0

A aplicação do princípio da insignificância na improbidade administrativa a partir da Lei n. 14.230/21

Por Ricardo Duarte Jr. [1] O princípio da insignificância - também conhecido como princípio da bagatela - surge no Direito Penal com o objetivo de retirar deste âmbito de responsabilização as…
3
0

Entre o civil e o penal, às duas luzes:

Palavras-chave: Direito Administrativo Sancionador. Lei de Improbidade Administrativa. Segurança jurídica. Retroatividade. Controle de legalidade. Equilíbrio sancionatório. Introdução   O Direito…
1
0