Parágrafo 1 Artigo 4 do Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Art. 4º - Considera-se como de serviço efetivo o período em que o empregado esteja à disposição do empregador, aguardando ou executando ordens, salvo disposição especial expressamente consignada.
§ 1º Computar-se-ão, na contagem de tempo de serviço, para efeito de indenização e estabilidade, os períodos em que o empregado estiver afastado do trabalho prestando serviço militar e por motivo de acidente do trabalho. (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017) (Vigência)
Rebecca Souza, Advogado
há 23 dias

Limbo Jurídico Trabalhista-Previdenciário: Os impactos na relação contratual e a responsabilização civil do empregador

1 INTRODUÇÃO As ocorrências de incapacidade para o trabalho aumentaram nos últimos anos, de forma exponencial, gerando a necessidade de proteção dos empregados, através de medidas legais que…
1
0
Fabio Buin, Advogado
há 2 anos

Acidente do Trabalho

1. Introdução O presente artigo tem como objetivo realizar breves apontamentos sobre o tema acidente de trabalho. Busca primeiramente conceituar o tema acidente de trabalho, discorrendo de forma…
2
0

Teses do Direito do Trabalho Fgv OAB. Veja o que é Cobrado. Atualizado

QUESTÃO Nº: 1 ITEM DO PROGRAMA: Estabilidade ENUNCIADO Joana é servidora pública municipal do Município de Tribobó do Oeste, o qual não possui regime jurídico próprio. Foi contratada na condição de…
3
0

Principais Teses de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho

Grupo econômico e sua integração processual – Artigo 2º, §2º e 3º da CLT; Aplicação da norma jurídica – Artigo 8º da CLT; A responsabilidade do sócio retirante – Artigo 10-A da CLT; A prescrição…
26
1

Aposentadoria por invalidez decorrente de acidente de trabalho: é necessário recolher o FGTS?

 O art. 4º da CLT, no seu parágrafo 1º, determina que o período em que o empregado estiver afastado por motivo de acidente de trabalho, este momento é computado como tempo de serviço. Senão vejamos:…
2
0

Acidente de Trabalho

ACIDENTE DE TRABALHO E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA VIDA DO TRABALHADOR 1. Equiparam-se também ao acidente do trabalho; 1.1 O acidente sofrido pelo segurado no local e no horário do trabalho, em…
1
0

Consequências jurídicas da decisão do Supremo Tribunal Federal que reconhece a Covid19 como doença ocupacional

Wanderson Marquiori Gomes de Oliveira [1] Resumo: O artigo se propõe a avaliar as consequências jurídicas decorrentes da decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal na ADI 6.344, que suspendeu os…
4
0

Medida provisória nº 927/20 muda as regras do teletrabalho em tempos de CORONAVÍRUS

 Com a publicação da medida provisória pelo presidente Jair Bolsonaro, as regras que devem ser observadas pelos empregadores a respeito da modificação de trabalho interno para trabalho remoto ou…
3
0

Reflexo do Coronavírus na relação laboral

I – Introdução Na ótica do diálogo das fontes em âmbito interno e internacional, do Direito comparado, das convenções da OIT, partindo da premissa da esfera do direito trabalhista vigente, em que…
2
0

Trabalho intermitente (regime de convocação/jornada flexível). O que é preciso saber sobre essa modalidade de contratação?

O trabalho intermitente foi introduzido em nosso ordenamento trabalhista através da Lei n. 13.467 de 2017, popularmente conhecida como "reforma trabalhista, que alterou o art. 443 da CLT e o…
1
3