Artigo 13 da Lei nº 9.504 de 30 de Setembro de 1997

Lei nº 9.504 de 30 de Setembro de 1997

Estabelece normas para as eleições.
Art. 13. É facultado ao partido ou coligação substituir candidato que for considerado inelegível, renunciar ou falecer após o termo final do prazo do registro ou, ainda, tiver seu registro indeferido ou cancelado.
§ 1º A escolha do substituto far-se-á na forma estabelecida no estatuto do partido a que pertencer o substituído, e o registro deverá ser requerido até dez dias contados do fato ou da decisão judicial que deu origem à substituição.
(Revogado)
§ 1o A escolha do substituto far-se-á na forma estabelecida no estatuto do partido a que pertencer o substituído, e o registro deverá ser requerido até 10 (dez) dias contados do fato ou da notificação do partido da decisão judicial que deu origem à substituição. (Redação dada pela Lei nº 12.034, de 2009)
§ 2º Nas eleições majoritárias, se o candidato for de coligação, a substituição deverá fazer-se por decisão da maioria absoluta dos órgãos executivos de direção dos partidos coligados, podendo o substituto ser filiado a qualquer partido dela integrante, desde que o partido ao qual pertencia o substituído renuncie ao direito de preferência.
§ 3º Nas eleições proporcionais, a substituição só se efetivará se o novo pedido for apresentado até sessenta dias antes do pleito.
(Revogado)
§ 3o Tanto nas eleições majoritárias como nas proporcionais, a substituição só se efetivará se o novo pedido for apresentado até 20 (vinte) dias antes do pleito, exceto em caso de falecimento de candidato, quando a substituição poderá ser efetivada após esse prazo. (Redação dada pela Lei nº 12.891, de 2013)

'Voto distrital', 'eleições nulas' por 'maioria' de 'votos nulos' ou 'brancos' e o 'atual sistema eleitoral' (majoritário e proporcional) 'patrimonialista protecionista brasileiro'.

DIREITO ELEITORAL. (*) Considerações sobre o "SISTEMA ELEITORAL" (quanto ao "SISTEMA MAJORITÁRIOS" e suas DEMAIS OBSERVAÇÕES): * CONCEITO ("REGRAS DO JOGO ELEITORAL"): É o conjunto de critérios…
1
0

Quatro cidades terão segundo turno no próximo dia 30

Os municípios mineiros que terão segundo turno são Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora e Montes Claros , totalizando 3.042.314 eleitores que voltarão às urnas no dia 30 de outubro. De acordo com a…
0
0

Corte Eleitoral mantém indeferimento da chapa do prefeito de Montes Claros à reeleição

O TRE mineiro manteve, nesta quarta-feira (28), por unanimidade, a decisão do juiz eleitoral de Montes Claros que indeferiu a chapa do prefeito Ruy Muniz para concorrer à reeleição pela Coligação…
0
0

Candidato de Água Clara tem candidatura indeferida por ato de improbidade administrativa

O candidato a prefeito de Água Clara, Edvaldo Alves de Queiroz da Coligação RETORNANDO AO PROGRESSO (PDT/PT/PTB/PMDB/PSC/ PR/PEN), teve seu pedido de registro de candidatura indeferido pelo juiz da…
0
0

Membros começam julgamentos de registros de candidaturas em grau de recurso

Nesta primeira sessão jurisdicional do mês de setembro, realizada neste domingo (11), os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão julgaram 52 processos, dos quais 17 tratavam de recursos de…
0
0

Eleições 2016 – Calendário Eleitoral aponta prazos para segunda-feira (12) incluindo registro de candidaturas

Na próxima segunda-feira (12), exatamente a vinte dias das Eleições, é data em que todos os pedidos de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, inclusive os impugnados e os…
0
0

Candidato tem pedido de registro de candidatura indeferido em função da Lei da Ficha Limpa

Na tarde desta segunda-feira (29), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), em decisão unânime, não acolheu recurso contra sentença que indeferiu o pedido de registro de candidatura da…
0
0

Prazo para substituição de candidatos majoritários termina nesta segunda-feira (15)

A lei eleitoral permite que o partido político ou a coligação substitua o candidato que tiver seu registro indeferido, inclusive por inelegibilidade, cancelado ou cassado, ou ainda que renunciar ou…
0
0

Depois da morte de Campos, Marina não assume chapa automaticamente, diz Lei Eleitoral

A morte do candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB) na manhã desta quarta-feira (13/8), em acidente aéreo em Santos durante voo que seguia do Rio de Janeiro para o Guarujá,  no…
0
0
Gustavo Nardi, Advogado
há 9 anos

Renúncia à candidatura e impossibilidade de retratação

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral, por maioria, assentou o entendimento de ser incabível, após a formalização de renúncia ao registro de candidatura e antes da homologação da Justiça…
11
0