Parágrafo 2 Artigo 7 da Lei nº 8.666 de 21 de Junho de 1993

Lei nº 8.666 de 21 de Junho de 1993

Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.
Art. 7o As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte seqüência:
§ 2o As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:
I - houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório;
II - existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários;
III - houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma;
IV - o produto dela esperado estiver contemplado nas metas estabelecidas no Plano Plurianual de que trata o art. 165 da Constituição Federal, quando for o caso.

Contratação de Serviços de Centralização e Processamento de Folha de Pagamento na Lei 14.133/2021

Questão interessante é saber como ficam as contratações de serviços de centralização e processamento da folha de pagamentos junto a instituição financeira, na vigência da Lei 14.133/2021. A questão é…
1
0

Orientação Normativa/AGU nº 20, de 01.04.2009

No âmbito do Sistema de Registro de Preços – SRP, o expediente que leva a escolha da melhor proposta, muita das vezes não objetiva, como regra, em ato contínuo ao encerramento do torneio, proceder à…
2
0

Orientação Normativa/AGU nº 1, de 01.04.2009

Tal assertiva assenta-se no fato de que os ajustes cujo objeto é a prestação de serviços contínuos não se sujeitam à disciplina constante no caput art. 57 da Lei de Licitações. Com efeito, os…
1
0

Enchentes na Bahia e a Omissão Estatal.

Nas últimas semanas várias cidades do Estado da Bahia estão em situação de emergência diante das inundações causadas pelas chuvas de final do ano. Inúmeras famílias estão perdendo não só sua moradia…
1
3

Aquisição pela Administração Pública através de comércio eletrônico (e-commerce)

AQUISIÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ATRAVÉS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE) NAS HIPÓTESES PREVISTAS NO ART. 24 , INCISO II , DA LEI Nº 8.666 /1993: UMA INTERPRETAÇÃO À LUZ DO PRINCÍPIO DA…
5
0
Juliane Franco, Advogado
há 4 anos

Acessibilidade de Profissionais Portadores de Necessidades Especiais em Clínicas e Hospitais

Juliane Franco de Sousa Almeida [1] A inclusão das pessoas com deficiência física sempre foi uma temática muito importante e constantemente debatida na sociedade, tendo em vista que as barreiras para…
1
0

Direito administrativo e licitações.

DIREITO ADMINISTRATIVO E AS FORMAS DE LICITAÇÕES. Autor: Francisco José de Albuquerque Fontenele Coautor: Francisco Talyson Pereira Oliveira Introdução A licitação é o procedimento obrigatório a ser…
2
0
há 4 anos

Licitações na administração pública

LICITAÇÕES COMO FUNDAMENTAL PARA A CONTRATAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO Autor: Luís Eduardo Ferreira Araújo de Azevedo Introdução A licitação é o procedimento obrigatório a ser utilizado pela Administração…
3
0

O Caráter Instrumental das Planilhas de Composição de Custos

#licitações A realização de prévia licitação nas contratações de obras e serviços pelos entes e órgãos da Administração Pública é dever de estatura constitucional, consubstanciado no art. 37 , inciso…
2
0

É possível o aproveitamento de empenho inscrito em restos a pagar como crédito orçamentário para a realização de nova licitação??

 O tribunal de Contas da União (Plenário), ao apreciar a solicitação de análise referente ao aproveitamento de empenho inscrito em restos a pagar como crédito orçamentário para a realização de nova…
1
0