Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

A polícia pode entrar na minha residência para prender alguém?

Pode parecer brincadeira, mas é uma situação real e até mesmo corriqueira. Você saberia agir caso fosse preciso ingressar em sua residência para efetuar a prisão de alguém?

Publicado por Matheus Melgar
há 2 anos

PRIMEIRAMENTE É PRECISO DIZER QUE A RESIDÊNCIA É ASILO INVIOLÁVEL, PORÉM DEPENDE…

A Constituição Federal de 1988, nossa Lei maior em vigência, assegura em seu artigo , XI, que a casa é asilo inviolável do indivíduo. Isso significa que ninguém, absolutamente ninguém pode adentrar em sua residência sem a sua permissão.

Art. 5º XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

É importante esclarecer o que vem a ser “casa” citado no texto legal. Segundo entendimento doutrinário e jurisprudencial dos Tribunais Superiores, casa é todo e qualquer compartimento privado, habitado individual ou coletivamente, definitivo ou temporário, ou onde alguém exerce profissão ou trabalho.

Isso significa que além do local onde o cidadão tem como moradia, também pode ser considerado “casa” o seu escritório profissional, consultório e até mesmo quarto de hotel.

Como podemos notar no próprio artigo de lei, diz que a casa é inviolável, no entanto, existem situações onde é possível o ingresso na residência sem a permissão do proprietário ou morador. São elas:

  • Hipóteses de flagrante delito

  • Desastres para fins de prestar socorro

  • ou por determinação judicial (mandado)

Tomando ciência dessas definições, voltamos à pergunta inicial.

A POLÍCIA PODE ENTRAR NA MINHA RESIDÊNCIA PARA PRENDER ALGUÉM?

Bom… vamos lá. tentarei explicar e exemplificar as situações onde seria possível adentrar o imóvel para efetuar a prisão.

Digamos que em uma ronda policial de rotina, ao olharem para o quintal de uma residência, os policiais avistaram uma pessoa portando uma arma e praticando o delito de roubo. Neste momento, os policiais pararam a viatura e adentraram a residência efetuando a prisão do assaltante.

Nessa circunstância o ingresso na residência seria DEVIDO, uma vez que o se deu por necessidade de efetuar a prisão em flagrante, exatamente no momento em que o crime estava ocorrendo.

Agora suponhamos que uma residência esteja em situação de incêndio, e uma pessoa encontra-se presa em um dos quartos, os bombeiros adentram a casa na tentativa de salvar a pessoa do desastre. Nesta hipótese a entrada também é permitida.

A última hipótese prevista é a entrada na residência em razão de mandado judicial expedido por juiz competente ao caso.

Digamos que a polícia no curso da investigação de um suposto crime de lavagem de dinheiro, entenda que para colher mais provas e informações, precisa adentrar a sede da empresa investigada. Então o delegado responsável solicita ao juiz um mandado de busca e apreensão, sendo este deferido ao juiz.

Então os policiais se dirigem ao local e fazem o trabalho. Neste caso, mesmo que o responsável negue o acesso, a entrada ainda será devida, uma vez que esta já foi autorizada pelo Magistrado.

É importante deixar claro que nos casos de PRISÃO EM FLAGRANTE a entrada é permitida em qualquer horário, enquanto que, nos casos de MANDADO JUDICIAL a entrada somente será permitida durante o dia.

Essas são as únicas hipóteses em que a entrada no domicílio sem permissão pelas autoridades é permitida, de modo que, qualquer outra situação diferente destas, poderá o indivíduo incorrer no crime de invasão de domicílio, Artigo 150 do Código Penal.


www.matheusmelgaradv.com.br

@matheusmelgar

  • Sobre o autorAdvogado.
  • Publicações4
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações192
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/a-policia-pode-entrar-na-minha-residencia-para-prender-alguem/1365581199

Informações relacionadas

Cristiano Henrique, Estudante de Direito
Artigoshá 3 anos

Quando a polícia pode entrar na residência de alguém?

Guilherme André de Castro, Advogado
Artigoshá 5 anos

O mandado de prisão autorizaria o ingresso em domicílio alheio sem que qualquer das hipóteses do art. 5º, XI, da CRFB/88 estivesse presente?

Leticia Wille, Advogado
Artigoshá 2 meses

A polícia pode mexer no meu celular durante uma abordagem?

MP recomenda fim das internações sociais em hospitais públicos de BH

Artigoshá 5 anos

Endereçamento para o "Juíz" ou para o "Juízo"?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)