Mediação on-line: quais são as habilidades do mediador 4.0?
Listamos os desafios na prestação do serviço por plataformas digitais
Dentre os serviços oferecidos pelo campo digital de resolução de conflitos, a mediação on-line tem sido o método buscado com mais frequência pelos early adopters, aqueles usuários que não têm medo de inovar e buscam alternativas ao Poder Judiciário que sejam céleres e eficientes. Ao acessar as plataformas eletrônicas, geralmente disponíveis por meio de sites na internet, a parte tem a comodidade de contratar, no próprio ambiente virtual, a ajuda de um terceiro facilitador que vai auxiliá-la a buscar uma saída consensual para o problema enfrentado. Para atuar no meio eletrônico, o mediador precisa desenvolver novas habilidades.
Com a transição da Alternative Dispute Resolution (ADR), caracterizada pelos métodos adequados de solução de controvérsias, para a Online Dispute Resolution (ODR), que avançou ao torná-los acessíveis eletronicamente, ocorre uma mudança significativa no paradigma de comunicação entre as partes e o mediador. O contato off-line e, portanto, presencial, passa a ser substituído pela interação on-line, isto é, em um cenário virtual. Surge o primeiro desafio para o mediador: de que maneira construir confiança e empatia sem o contato imediato que se faz cara a cara?
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