Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
  • 2º Grau
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Superior Tribunal de Justiça STJ - RECURSO ESPECIAL: REsp XXXXX DF XXXX/XXXXX-4

Superior Tribunal de Justiça
há 23 anos

Detalhes

Processo

Órgão Julgador

T4 - QUARTA TURMA

Publicação

Julgamento

Relator

Ministro SÁLVIO DE FIGUEIREDO TEIXEIRA

Documentos anexos

Inteiro TeorRESP_305566_DF_22.05.2001.tif
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Ementa

RESPONSABILIDADE CIVIL. TRANSPORTE AÉREO. ATRASO EM VÔO INTERNACIONAL. AGÊNCIA DE TURISMO. FRETAMENTO. RESPONSABILIDADE DA EMPRESA AFRETADORA. DANO MORAL. CABIMENTO. QUANTUM. RAZOABILIDADE EM FACE DAS CIRCUNSTÂNCIAS ESPECIAIS DO CASO CONCRETO. PRECEDENTES. RECURSO PARCIALMENTE ACOLHIDO.

I – Nos termos da orientação das Turmas que compõem a Segunda Seção, a empresa afretadora responde pelo dano oriundo da deficiente prestação do serviço de transporte, incidindo o Código de Defesa do Consumidor.
II – Ausente prova de caso fortuito, força maior ou que foram tomadas as medidas necessárias para que não ocorresse o dano decorrente do atraso do vôo, cabível é o pedido de indenização por danos morais.
III – A indenização deve ser fixada em termos razoáveis, não se justificando que a reparação enseje enriquecimento indevido, com manifestos abusos e exageros, devendo o arbitramento operar-se com moderação, proporcionalmente ao grau de culpa, ao porte financeiro das partes, orientando-se o julgador pelos critérios sugeridos pela doutrina e pela jurisprudência, valendo-se de sua experiência e bom senso, atento à realidade da vida e às peculiaridades de cada caso.

Acórdão

Vistos, relatados e discutidos estes autos, retificando a proclamação feita em 10.4.01, acordam os Ministros da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça, na conformidade dos votos e das notas taquigráficas a seguir, por unanimidade, conhecer do recurso e dar-lhe parcial provimento. Votaram com o Relator os Ministros Barros Monteiro, Cesar Asfor Rocha, Ruy Rosado de Aguiar e Aldir Passarinho Júnior.

Resumo Estruturado

CABIMENTO, EMPRESA DE TURISMO, INDENIZAÇÃO, DANO MORAL, PASSAGEIRO, PERDA, VOO INTERNACIONAL, MOTIVO, FALTA, COMUNICAÇÃO, ANTECIPAÇÃO, EMBARQUE, EXISTENCIA, RESPONSABILIDADE CONTRATUAL, SERVIÇO DEFEITUOSO, INDEPENDENCIA, CARACTERIZAÇÃO, AFRETADOR, EXISTENCIA, PRESUNÇÃO, SOFRIMENTO MENTAL, AUTOR, SUFICIENCIA, PROVA, FATO, OBSERVANCIA, REGRAS DE EXPERIENCIA COMUM. CABIMENTO, STJ, FIXAÇÃO, VALOR, INDENIZAÇÃO, DANO MORAL, OBSERVANCIA, PRINCIPIO DA RAZOABILIDADE, NECESSIDADE, AFASTAMENTO, ENRIQUECIMENTO ILICITO, AUTOR.

Veja

  • CABIMENTO - INDENIZAÇÃO
    • STJ - RESP 219094 -SP (JBCC 186/272), RESP 234472 -SP, RESP 229541 -SP (RSTJ 137/352)
    • STF - RE 172720-RJ
  • RESPONSABILIDADE CONTRATUAL - FRETE
    • STJ - RESP 39931 -RJ (RSTJ 89/290, RDR 6/321), RESP 81316 -RJ

Referências Legislativas

Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/stj/305455

Informações relacionadas

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Análise doutrinária

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

1 - Contratos entre consumidor e fornecedor de produtos ou serviços

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Juristendência

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

9. A Nova Noção de Fornecedor no Consumo Compartilhado: Um Estudo Sobre as Correlações do Pluralismo Contratual e o Acesso ao Consumo

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

Capítulo I. Disposições Gerais