Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Modelo - Ação De Guarda, c/c Alimentos e Regulamentação De Visitas.

há 4 anos
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

AO JUÍZO DA ____ VARA CÍVEL DA COMARCA DE ________________________/___.

(NOME COMPLETO DO (A) GENITOR (A)), nacionalidade..., capacidade..., estado civil..., profissão..., portador (a) do RG sob o nº ____________ – SSP/___ e inscrito (a) no CPF sob o nº ________________, também representando o (a) seu (sua) filho (a), (NOME COMPLETO DA CRIANÇA (S)), nacionalidade..., capacidade..., nascido (a) no dia _____________________, portador (a) do RG sob o nº ________________ e inscrito (a) no CPF sob o nº _____________________, ambos (as) residentes e domiciliados (as) no Logradouro..., nº ..., Bairro..., cidade.../estado..., CEP ..., com telefone para contato ..., com/sem endereço eletrônico..., vêm, por intermédio do (a) advogado (a) que subscreve (Procuração anexa), ajuizar a presente:

AÇÃO DE GUARDA, C/C ALIMENTOS E REGULAMENTAÇÃO DE VISITAS

em face de (NOME COMPLETO DO (A) REQUERIDO (A), nacionalidade..., capacidade..., estado civil..., profissão ..., residente e domiciliado (a) no Logradouro..., nº ..., cidade.../Estado..., CEP ..., com telefone para contato..., com/sem endereço eletrônico..., de acordo com os fatos e fundamentos a seguir descritos.

1 – DA GRATUIDADE DE JUSTIÇA.

Inicialmente, declara (m) a (s) Autores (as) que não possuem condições financeiras de arcar (em) com as custas processuais e honorários advocatícios, por ser (em) hipossuficientes, de acordo com a Declaração anexa. Desta forma, presumem-se verdadeiras todas as informações, conforme o art. 1º, da lei nº 7.115, de 29 de agosto de 1983.

Portanto, faz (em) jus aos benefícios da Justiça Gratuita, eis que necessitados (as), nos termos do art. , inc. LXXIV, da CF, c/c o art. 98 e seguintes do CPC/15.

2 - DOS FATOS.

O (A) Requerente, Sr (a). ___________________________, é genitor (a) do (a) menor _____________________, nascido (a) no dia ______________, conforme cópia do seu documento de identidade anexo.

Acontece que o (a) menor encontra-se com ___________________de idade e vem sendo acompanhado (a) por seu (ua) genitor (a), tendo em vista que nesta fase de crescimento necessita passar um tempo maior com sua mãe.

Desde a separação dos seus genitores, não ficou determinada em juízo a guarda em relação ao (à) menor, o que vem ocasionando desavenças, ameaças e agressividades por parte do (a) Requerido (a), visto que este (a) busca a criança a forças e não informa quando irá devolvê-la, ocasionando assim preocupação e desespero no (a) Requerente.

Além disso, o (a) genitor (a) informa que o (a) menor volta da casa do pai (mãe) mais agressiva, chorando muito, bem como relata diversas coisas que não deveriam ser ditas para uma criança da sua idade.

Importante lembrar que o (a) menor possui uma boa convivência com o (a) seu (ua) genitor (a), ora Requerente, que permanecerá cuidando para um bom desenvolvimento e suprindo as necessidades do (a) Infante.

Diante do exposto, conforme documentação anexa, não resta alternativa ao (à) Autor (a), senão recorrer ao Judiciário a fim de que seja formalizada a guarda do (a) menor, para que esta seja exercida de forma unilateral, ficando ajustada apenas a regulamentação das visitas pelo (a) genitor (a), para que esta situação de fato não venha ocasionar maiores traumas à criança.

Portanto, requer seja concedida a GUARDA JUDICIAL DEFINITIVA UNILATERAL do (a) menor _______________ ao (à) Requerente, a Sr (a). ________________________, genitor (a) do (a) infante, visando garantir todos os cuidados necessários ao desenvolvimento psicológico, afetivo, moral e material da criança.

2.1 – DOS ALIMENTOS.

Vale salientar que o (a) infante possui gastos com: alimentação, lanches, vestuário, produtos de higiene pessoal, lazer e etc. Sendo estes produtos indispensáveis para uma criança desta idade, tendo em vista que o seu bem-estar e o crescimento de forma saudável e digna devem ser priorizados.

É latente que o (a) genitor (a) deve cumprir com sua obrigação, contribuindo para a manutenção do mínimo necessário, com a finalidade de que o (a) Requerente tenha uma qualidade de vida dentro de padrões aceitáveis.

Portanto, vem em juízo para que seja regulamentado o percentual, fixando os alimentos na quantia de 30% (trinta por cento) do salário mínimo vigente, devendo ser depositado em conta de titularidade do (a) genitor (a) do (a) menor, a ser aberta por este juízo.

2.2 – DA REGULAMENTAÇÃO DAS VISITAS.

Visando o melhor interesse da criança, o (a) Requerente requer seja regulamentada a visita do (a) Requerido (a), da seguinte forma:

- Finais de semanas alternados, um com a mãe e o outro com o pai;

- Feriados intercalados;

- Dias dos pais/mães com o (a) Requerido (a);

3 – DA FUNDAMENTAÇÃO JURÍDICA.

3.1 – DA INCIDÊNCIA DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

De acordo com o art. 33, § 1º, da Lei 8.069/90, que ora se transcreve, in verbis:

Art. 33. A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais.

§ 1º. A guarda destina-se a regularizar a posse de fato, podendo ser deferida, liminar ou incidentalmente, nos procedimentos de tutela e adoção, exceto no de adoção por estrangeiros.

Portanto, de acordo com o demonstrado e em razão ao princípio constitucional da prioridade absoluta dos interesses do (a) menor, orientador do Estatuto da Criança e do Adolescente, requer seja regulamentada a Guarda Unilateral Definitiva do (a) menor ao (à) seu (ua) genitor (a).

3.2 – DOS ALIMENTOS.

Segundo o Código Civil em seu Livro IV, Do Direito de Família:

Art. 1.695. São devidos os alimentos quando quem os pretende não tem bens suficientes, nem pode prover, pelo seu trabalho, à própria mantença, e aquele, de quem se reclamam, pode fornecê-los, sem desfalque do necessário ao seu sustento.

Sendo o (a) Requerente menor de idade, sem condições de buscar a sua própria subsistência e a delicada situação financeira do (a) genitor (a), resta demonstrada a necessidade de estabelecimento do valor a ser pago mensalmente pelo (a) genitor (a), para a mantença do (a) menor.

3.3-DA INCIDÊNCIA DA LEI 5.478/68. DOS ALIMENTOS PROVISÓRIOS.

Prevê o dispositivo legal supracitado:

Art. 4º Ao despachar o pedido, o juiz fixará desde logo alimentos provisórios a serem pagos pelo devedor, salvo se o credor expressamente declarar que deles não necessita.

Estando o (a) Requerente em situação de urgência para receber os proventos alimentares a que necessita, vem requerer que sejam tutelados os alimentos provisórios no importe de 30% (trinta por cento) do salário mínimo vigente, para que o (a) Requerido (a) comece a pagar a partir da data da sua citação.

4 - DOS PEDIDOS.

Diante de todo o exposto, vêm os (as) Autores (as), à presença deste juízo, requerer:

a) O recebimento da presente ação e seu processamento na forma da lei;

b) A concessão dos benefícios da gratuidade de Justiça, nos termos dos artigos 98 e seguintes do CPC;

c) A intimação do ilustre representante do Ministério Público para atuação no feito, conforme previsão do art. 698 do CPC;

d) A citação do (a) Requerido (a) para, querendo, contestar a presente ação, sob pena de revelia, nos moldes do artigo 344 e seguintes do CPC/15;

d) Em sede de sentença, que seja concedida a Guarda Unilateral Definitiva do (a) menor: ____________________________, ao (à) seu (ua) genitor (a), ora Autor (a);

e) Sejam regulamentadas as vistas da seguinte forma: Finais de semanas alternados, um com a mãe e o outro com o pai; Feriados intercalados; Dias dos pais/mães com o (a) Requerido (a) ;

f) Seja o (a) Requerido (a) condenado (a) a pagar os alimentos provisórios na quantia de 30% (trinta por cento) do salário mínimo vigente, a partir da sua citação;

g) Em sede de sentença, seja a presente ação julgada procedente em sua integralidade, sendo o valor da pensão alimentícia arbitrado em 30% (trinta por cento) do salário mínimo vigente, devendo ser depositado em conta de titularidade do (a) genitor (a) da menor, a ser aberta por este juízo;

h) A condenação do (a) Requerido (a) nos ônus da sucumbência, no importe de 20% do valor atualizado da causa, nos termos do artigo 85, § 1º, do CPC;

Atendendo ao disposto no artigo 319, VII, do CPC/15, opta o (a) Requerente pela realização de audiência de conciliação.

Por fim, protestam os (as) Requerentes provarem o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, especialmente prova documental, testemunhal e oitiva do (a) Requerido (a).

Dá-se a causa o valor de: R$ _____________________________, referentes a uma anuidade de prestação alimentar.

Nestes termos,

Pede deferimento.

cidade.../estado..., data...

Assinatura do (a) advogado (a)

  • Publicações12
  • Seguidores14
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoModelo
  • Visualizações1150
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/modelos-pecas/modelo-acao-de-guarda-c-c-alimentos-e-regulamentacao-de-visitas/929197921

Informações relacionadas

Petição Inicial - TJSP - Ação de Alimentos, Guarda e Visitas - Carta Precatória Cível

Petição Inicial - TJRJ - Ação Abertura de Inventário - Inventário - de Irmãos Villa Forte

Petição Inicial - TJSP - Ação todos Irmãos do de Cujus - Inventário

Bianca Ragasini, Advogado
Modelosano passado

Modelo de petição inicial de alimentos, guarda e visita [atualizado 2023]

Graziele Alves, Advogado
Modeloshá 4 anos

Regulamentação de guarda visitas e alimentos

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)