Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    A intervenção do Ministério Público nas causas em que há interesse de incapaz

    há 15 anos

    Informativo n. 0394

    Período: 11 a 15 de maio de 2009.

    As notas aqui divulgadas foram colhidas nas sessões de julgamento e elaboradas pela Assessoria das Comissões Permanentes de Ministros, não consistindo em repositórios oficiais da jurisprudência deste Tribunal.

    MP. INTERVENÇÃO. PREJUÍZO. INCAPAZ.

    É nula a sentença homologatória de acordo celebrado em audiência quando o representante do MP justificou antecipadamente sua ausência e dela resultou a redução de prestação alimentícia em prejuízo evidente da menor, pois cabe ao MP velar pelo interesse de incapaz. Logo, a Turma concluiu pela anulação do processo a partir da audiência em que prolatada a referida sentença, determinando que se atue nos moldes do devido processo legal, com a necessária intervenção do Ministério Público nos atos processuais. Precedentes citados : REsp 88.021-SP , DJ 27/10/1997, e REsp 299.153-SP , DJ 13/8/2001. REsp 1.058.689-RJ , Rel. Min. Nancy Andrighi, julgado em 12/5/2009.

    Fonte: www.stj.jus.br

    NOTAS DA REDAÇÃO

    A Ministra relatora Nancy Andrighi, da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça, decidiu pela anulação do processo, a partir da audiência em que prolatada a sentença homologatória de acordo para redução do valor da pensão alimentícia, que resultou em prejuízo ao menor.

    O representante do Ministério Público, a quem cabe zelar pelo interesse do incapaz, justificou antecipadamente sua ausência, todavia, a Terceira Turma entendeu que esta não pode prejudicar o ente que por esta deveria ser amparado.

    O Código de Processo Civil traz a seguinte disposição:

    "Art. 82. Compete ao Ministério Público intervir:

    I - nas causas em que há interesses de incapazes" .

    A orientação predominante no STJ é de que, em primeira instância, deve o representante do Ministério Público atuar para velar pelo interesse do incapaz, e quando a decisão tenha sido proferida em desfavor deste. Portanto, sem a presença e tampouco a manifestação do fiscal da lei no acordo homologado em juízo, que refletiu notório prejuízo ao incapaz, deve o processo ser anulado, prosseguindo nos moldes do devido processo legal, da audiência em que foi prolatada esta sentença par frente.

    É importante observar, ainda, o que dispõe o artigo 246 e parágrafo único, do CPC :"É nulo o processo, quando o Ministério Público não for intimado a acompanhar o feito em que deva intervir. Parágrafo único. Se o processo tiver corrido, sem conhecimento do Ministério Público, o juiz o anulará a partir do momento em que o órgão devia ter sido intimado".

    Precedente:

    "RECURSO ESPECIAL Nº 299.153 - SP (2001/0002636-2)

    RELATOR: MINISTRO RUY ROSADO DE AGUIAR

    RECORRENTE: ELENICE APARECIDA TORII LEMOS

    ADVOGADO: PAULO DE SOUZA CAMPOS FILHO E OUTROS

    RECORRIDO: ALEXANDRE ALVES LEMOS

    ADVOGADO: NILTON VIEIRA MIRANDA E OUTRO

    EMENTA: MINISTÉRIO PÚBLICO. Intervenção. Incapaz. Extinção de condomínio.

    - A orientação predominante nesta Turma é favorável à intervenção do Ministério Público em primeiro grau, durante a instrução de processo em que há interesse de menor, sempre que demonstrado o prejuízo que lhe resultou da decisão.

    - Extinção de condomínio com alienação de bens imóveis, eliminando a fonte de renda da viúva desempregada e da filha menor que vive às suas expensas. Art. 1611 , § 1º , do CCivil .

    Recurso conhecido e provido para anulação do feito a partir da contestação, exclusive (art. 82 , I , do CPC)".

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876147
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26382
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-intervencao-do-ministerio-publico-nas-causas-em-que-ha-interesse-de-incapaz/1084075

    Informações relacionadas

    Notíciashá 21 anos

    O Ministério Público e os interesses do incapaz

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    Quais são as causas nas quais compete ao Ministério Público intervir? - Michele Melo

    Das funções essenciais à justiça: o Ministério Público

    Bruno Rodrigues de Oliveira, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    [Modelo] Pedido de Providência ao MP

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Jurisprudênciahá 12 anos

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Agravo de Instrumento-Cv: AI XXXXX-15.2011.8.13.0000 Belo Horizonte

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)