Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

A obrigatoriedade de realizar o teste do bafômetro e o direito a não autoincriminação

A negativa ao teste do bafômetro constitui crime de trânsito?

Publicado por Michel Radamés
há 4 anos

A obrigatoriedade de realizar o teste do bafômetro e o direito a não auto incriminação

A negativa ao teste do bafômetro constitui crime de trânsito?

O Código de Trânsito Brasileiro no artigo 165-A estabelece que constitui infração de trânsito recusar-se a realizar a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar a influência de álcool ou outra substância psicoativa. Assim a simples negativa enseja a aplicação da penalidade de multa e suspensão do direito de dirigir.

Entretanto quais são as consequências criminais dessa recusa ao teste. Pode o condutor do veículo responder criminalmente?

Não, a negativa ao exame que se refere o artigo 165-A constitui tão somente infração administrativa, não se pode interpretar a negativa ao teste como crime de trânsito nos moldes do artigo 306 do CTB.

Nesse sentido o princípio da não auto incriminação assegura que não se pode compelir alguém a produzir prova contra si, assim não se pode considerar a recusa ao teste como cometimento de crime de trânsito.

Tal orientação encontra respaldo na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça que fixou a tese de que:

O indivíduo não pode ser compelido a colaborar com os referidos testes do 'bafômetro' ou do exame de sangue, em respeito ao princípio segundo o qual ninguém é obrigado a se autoincriminar (nemo tenetur se detegere).

Assim a conclusão é de que sim há infração de trânsito para quem se recusa a realização do exame, entretanto não se pode imputar crime a esse fato uma vez que as instâncias administrativa e criminal são coisas diferentes, nessa última o princípio da não auto incriminação impede que se use a recusa como prova em desfavor do réu.

Fonte:

STJ, Jurisprudência em Tese, Edição nº 114.

  • Sobre o autorRadamés Advocacia
  • Publicações96
  • Seguidores145
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações379
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-obrigatoriedade-de-realizar-o-teste-do-bafometro-e-o-direito-a-nao-autoincriminacao/818992120

Informações relacionadas

Modeloshá 5 anos

Modelo de Relaxamento de prisão

Guilherme Nascimento Neto, Advogado
Modeloshá 2 anos

[Modelo] Contestação Cível: preliminares: justiça gratuita, incompetência e carência da ação; acidente de trânsito; reparação por danos materiais

Modeloshá 2 anos

Modelo pedido de relaxamento de Prisão em Flagrante

Thales Abrahão de Campos, Advogado
Artigoshá 5 anos

A obrigatoriedade da realização do bafômetro em face do princípio da não-autoincriminação

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 14 anos

Princípio da não auto-incriminação: significado, conteúdo, base jurídica e âmbito de incidência

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)