Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Acusados de emboscada condenados em Barcarena

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 7 anos

    Jurados do Tribunal do Júri da Comarca de Barcarena decidiram por maioria dos votos condenar Rosa Maria Leôncio Cravo de Souza e Robson Correa dos Santos, vulgo Bob, por terem assassinado com o uso de fogo e por meio de emboscada José Carlos Barbosa de Souza, vulgo Jair. A pena foi fixada em 24 anos de reclusão para Rosa Maria e 22 anos de reclusão para Robson, e inicialmente será cumprida em regime fechado. Como os réus já se encontravam presos preventivamente por 11 meses e 15 dias, foi aplicado o instituto da detração, que é a redução da pena privativa de liberdade, do período de prisão provisória que o sentenciado cumpriu anteriormente. A pena a ser efetivamente cumprida por Robson será de 21 anos e 15 dias de reclusão e 23 anos e 15 dias de reclusão para Rosa Maria. A sessão, realizada na última quarta-feira, 12, foi presidida pelo juiz Iran Ferreira Sampaio, iniciou às 8h30 e encerrou às 21h57 horas.

    A promotoria sustentou a tese de que os réus agiram em comunhão de esforços, planejado e feito uma emboscada para José Carlos, então companheiro de Rosa Maria. Segundo o promotor de justiça Daniel Henrique Queiroz de Azevedo e o assistente de acusação Jairo Pereira da Silva, na noite de 18 de abril de 2016, José Carlos e Rosa Maria foram abordados por dois homens armados e um dos homens teria colocado o casal na parte de trás do veículo, encapuzado e amarrado as mãos de José Carlos, saindo em direção a um posto de gasolina, de onde Rosa Maria teria deixado a Kombi e entrado em outro carro, que teria dado suporte ao crime. Após comprar a gasolina, Robson teria se deslocado para o local do crime e despejado gasolina em José Carlos e no veículo, causando sua morte no dia seguinte ao ocorrido, depois de ter sido internado no hospital Metropolitano.

    A defesa dos acusados alegou improcedência da denúncia, fundamentada no artigo 414 do Código de Processo Penal, devido insuficiência de provas que apontem a autoria do fato. A tese defendida por Bernardo Brito de Moraes, defensor público que atua em favor de de Rosa Maria Leôncio Cravo de Souza, e de Diego Queiroz Gomes, advogado de defesa de Robson Correa dos Santos foi rejeitada.

    O crime é tipificado no artigo 121, parágrafo 2o., incisos III e IV do Código Penal, homicídio qualificado pelo emprego de fogo e por meio de emboscada. Foi decidido pelo magistrado na dosimetria da pena, que a culpabilidade de Rosa Maria foi exacerbada, pois a vítima era seu marido e lhe dedicava a confiança pressuposta do casamento e ficou configurada, portanto, a premeditação do crime. Foi deicidido também que o comportamento da vítima não contribuiu para a prática criminosa. O ato ainda contou com uma agravante para Rosa Maria, o uso de fogo para matar José Carlos. Quanto a José Carlos, que também teve culpabilidade exacerbada, pois submeteu a vítima a um plano engendrado juntamente com a esposa da vítima, sua amante, que fez José Carlos passar por grande sofrimento antes de ser incendiado, ainda contou com a agravante da utilização de fogo para a prática criminosa.

    Foi negado aos réus o direito de apelar em liberdade, ficando com a liberdade cerceada em função da presença dos requisitos do art. 312 do CPP, em especial a aplicação da lei penal ao caso concreto, garantia da instrução processual e a necessidade de garantir a ordem pública e a segurança da população da comarca, e o cumprimento da pena imposta.

    • Publicações48958
    • Seguidores671
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações246
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acusados-de-emboscada-condenados-em-barcarena/449966210

    Informações relacionadas

    Elias Leite, Estudante de Direito
    Modeloshá 6 anos

    [Modelo] Recurso em Sentido Estrito - Rese

    Modeloshá 6 anos

    Alegações finais em forma de memoriais

    Contrarrazões - TJSP - Ação Homicídio Simples - Ação Penal de Competência do Júri

    Recurso - TJSP - Ação Homicídio Simples - Ação Penal de Competência do Júri - de Justiça Pública

    Tribunal de Justiça do Ceará
    Peçahá 2 anos

    Petição - TJCE - Ação Homicídio Qualificado - Ação Penal de Competência do Júri - contra 9ª Delegacia de Homicídios e Proteção À Pessoa e Ministério Público do Estado do Ceará

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)