Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Anulação de lançamento tributário

Alíquota de IPTU majorada administrativamente, em desacordo com a legislação municipal

há 4 anos

Foi realizada, no município de Tangará da Serra - MT, a prorrogação do prazo para pagamento do Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU) para 10/07/2020 (Decreto 177 e 180).

Importante observar atentamente, ao receber o boleto para pagamento, o valor do imposto gerado, haja vista a possibilidade de lançamentos com alíquotas majoradas, o que podem passar despercebidos em alguns casos.

Tal situação foi constatada por um contribuinte, no exercício de 2019, após ter realizado o respectivo pagamento, onde verificou-se a majoração da alíquota, gerando assim, o imposto em valor superior ao devido.

Neste sentido a Constituição Federal, em seu artigo 150, I, estabelece que é vedado a União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça.

Além disso, o Código Tributário Nacional,em seu artigo 97, II, prescreve que para a majoração de tributos é imprescindível lei.

Assim, foi reconhecido pelo magistrado a nulidade do lançamento fiscal, no caso acima citado, por entender que a base de cálculo do IPTU havia sido majorado sem qualquer base legal, condenando o município a restituir a diferença paga indevidamente, devidamente atualizada.

Sentença transitada em julgado.

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações12
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações49
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/anulacao-de-lancamento-tributario/852009533

Informações relacionadas

Fabiana Carvalho, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo - Impugnação aos Embargos à Execução

Adeline De Mira Fernandes, Advogado
Modeloshá 3 anos

Ação anulatória de débito fiscal - Decadência

Consultor Jurídico
Notíciashá 11 anos

Lançamento fiscal deve obedecer grau de probabilidade

Petição Inicial - TJSP - Ação de Impugnação de Lançamento Fiscal - Procedimento Comum Cível

Petição - Ação Base de Cálculo

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)