Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Aprovado projeto que prevê ISS fixo para escritório de advocacia que optar pelo Simples Nacional

Publicado por Enviar Soluções
há 2 anos


A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que faculta a adoção de alíquotas fixas para o Imposto sobre Serviços (ISS) no caso de sociedades de advogados optantes pelo Simples Nacional, na forma a ser definida por legislação municipal.

Foi aprovado o substitutivo do relator, deputado Júlio Cesar (PSD-PI), ao Projeto de Lei Complementar 49/15, do deputado Fausto Pinato (PP-SP). “É razoável facultar ao legislador municipal permitir ao contribuinte optar por alíquota fixa”, afirmou o relator ao promover adequações no texto original.

“Os integrantes do Simples Nacional devem poder usufruir de um regime de tributação mais vantajoso do que a tributação normal, em todas as faixas de receita bruta, o que não ocorre atualmente em relação às sociedades de advogados”, continuou Júlio Cesar. “Este fato, por si só, já justifica a alteração.”

O substitutivo aprovado altera o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, que prevê cálculo do ISS de acordo com o faturamento no caso da sociedade de advogados. Pela proposta, o valor fixo do ISS poderá ser definido por profissional contratado.

Segundo Fauto Pinato, a Lei Complementar 147/14 permitiu às sociedades de advogados a opção pelo Simples Nacional. “Tradicionalmente, o recolhimento é efetuado por valor fixo, mas a Tabela de Tributação do Simples Nacional inclui a alíquota de ISS, que pode alcançar 5% do faturamento”, explicou o deputado.

Tramitação

Aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio em 2015, o projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

OAB agradece

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil parabenizou e agradeceu ontem aos parlamentares pela aprovação do PL. “A advocacia é essencial para o acesso à Justiça. Por isso, toda iniciativa que assegura as prerrogativas profissionais da advocacia é uma conquista da própria cidadania brasileira, cujos direitos fundamentais são resguardados ante arbítrios e ilegalidades. Proteger as prerrogativas da classe é reafirmar a missão histórica do advogado e da advogada em defesa da liberdade e da igualdade”, frisou.

(Fonte: Rota Jurídica)


Precisando de Cópias Processuais ? Fale com a Enviar Soluções!

📰 Veja também:

➡️Atenção consumidor: entenda o que acontece com a dívida após 5 anos

................................................................................................

🔥 KIT JURÍDICO 2021 - um acervo com mais de 4.137 modelos de Petições Profissionais de ALTO VALOR testadas e aprovadas, e o melhor: VERDADEIRAMENTE ATUALIZADAS!

  • Sobre o autorLogística Jurídica Inteligente
  • Publicações1372
  • Seguidores487
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações343
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aprovado-projeto-que-preve-iss-fixo-para-escritorio-de-advocacia-que-optar-pelo-simples-nacional/1314929641

Informações relacionadas

Diego Carvalho, Advogado
Notíciashá 5 anos

Sociedade de advogados pode recolher ISS sob o regime de tributação fixa anual, decide STF

DECISÃO: Advogados optantes do Simples Nacional não podem recolher ISSQN sobre alíquota fixa

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Jurisprudênciahá 14 anos

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - Apelação Cível: AC XXXXX RS

Blog Caroline Mastrorosa, Advogado
Artigoshá 3 anos

Cobrança de ITBI na transmissão de imóvel incorporado na Pessoa Jurídica.

Vitor Diniz, Advogado
Artigoshá 5 anos

Falência | 16 coisas que você precisa saber antes de pedir Falência [Guia Definitivo]

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)