Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

As injúrias de Karol Conká no BBB21 e o que isso tem a ver com violência doméstica

Entenda como a violência psicológica silencia vítimas

Publicado por Isadora Balem
há 3 anos


Nos últimos dias acompanhamos um programa de entretenimento se tornar palco de uma série de violências. Uma das participantes utilizou termos bastante agressivos, a exemplo de “merda, ridículo, bosta, bebê” para caracterizar outro membro do reality show após uma briga entre ambos.

Independentemente do motivo que gerou a discussão e de quem – originalmente- estava certo, da cultura do cancelamento, da isenção dos demais participantes ao presenciar o linchamento verbal, fato é que tais adjetivos são passíveis de serem caracterizados como crime de injúria. A injúria é prevista no código penal (art. 140) quando alguém ofende a dignidade ou o decoro de outrem.

Ficamos – com razão – estarrecidas diante de tamanha agressividade, arrogância. Além dos adjetivos, o tom autoritário e humilhante foi utilizado diversas vezes. Todos concordamos com o excesso e gravidade do que assistimos.

Ocorre que esse artifício de desqualificação através de injúrias é frequentemente utilizado contra mulheres dentro de relacionamentos abusivos, caracterizando-se como violência psicológica.

E sabe o que é mais triste? Que muitas de nós, sejamos vítimas ou advogadas, ainda temos dificuldade de registrar um boletim de ocorrência e pedir medida protetiva com base nesse tipo de violência, embora ela seja prevista no art. , II da Lei Maria da Penha, já que constitui “só” um xingamento, comum em relacionamentos.

Contudo, ao testemunharmos as injúrias reiteradas em rede nacional percebemos o efeito silenciador da violência psicológica, que diminui e culpabiliza o ofendido, responsabilizando-o pelas agressões sofridas.

Imaginem ouvir isso por anos, sozinha, em casa, da pessoa com quem se partilha a cama?

Não menosprezemos a violência psicológica. O impacto de reiterados episódios de injúrias de quem recebe podem minar a autoestima da vítima, impossibilitando, consequentemente, a articulação necessária para pôr fim a esse relacionamento.

#injuria #violenciapsicologica #violenciacontramulher #violenciadomestica #relacionamentoabusivo #karolconka #advocacia


Leia também: como identificar a violência psicológica em https://www.advocaciaparamulheres.com/post/o-que-%C3%A9-viol%C3%AAncia-psicol%C3%B3gica

  • Sobre o autorMais que Justiça, trabalhamos com a acolhida e empoderamento de mulheres e LGBTQ
  • Publicações143
  • Seguidores51
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações379
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/as-injurias-de-karol-conka-no-bbb21-e-o-que-isso-tem-a-ver-com-violencia-domestica/1163167635

Informações relacionadas

Mbm Advogados, Advogado
Notíciasano passado

BBB e Violência Doméstica

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinaano passado

Art. 129

Consultor Jurídico
Notíciashá 11 anos

Todo conservador quer uma Constituição enxuta

Bruna Sales, Advogado
Notíciashá 5 anos

Violência Obstétrica

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)